30 JUL 2023
22º Festival de Inverno de Paranapiacaba termina com público de 200 mil visitantes
Evento contou com apresentações culturais, opções gastronômicas e o charme da vila ferroviária durante quatro dias
Santo André, 30 de julho de 2023 – O encerramento da 22ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba ocorreu neste domingo (30). Durante dois finais de semana (22, 23, 29 e 30 de julho) o evento reuniu cerca de 200 mil pessoas, que puderam aproveitar diversas apresentações culturais, opções gastronômicas e todo o contexto histórico da região, incluindo a tradicional neblina da vila.

Ao todo, foram mais de 60 atrações e a participação de aproximadamente 300 artistas de Santo André e da região metropolitana que se apresentaram em seis pontos principais, incluindo palcos, coreto, espaços culturais e até mesmo as históricas vielas da vila inglesa.

“Esta foi a primeira edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba que realizamos no formato original depois da pandemia e o evento foi um grande sucesso. O público aproveitou intensamente a programação e curtiu a principal atração do FIP, que é a própria vila”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

O casal Paulo e Carolina Reis elogiou a música e a diversidade gastronômica do evento. "As barraquinhas e os food trucks estavam bem localizados e espalhados pelas ruas daqui. Sem falar das músicas, agitou bastante", comentou a moradora de Utinga.

Rafael Edgar da Silva, de 30 anos, foi curtir a programação deste domingo (30), último dia do FIP em 2023, e já criou expectativa para o próximo ano. "Quero voltar para conhecer a Vila sem a neblina também. Aqui é um lugar curioso pelas histórias e as lendas. Mesmo sozinho, fui fazendo amizades onde parava. Valeu demais", comemorou o visitante, que foi de Itapecerica da Serra até Paranapiacaba em um trajeto de três horas.

O transporte gratuito que a organização do evento proporcionou até a parte baixa também foi elogiado. "Ótima estrutura de vans e ônibus. Parei o carro no estacionamento e não tive problemas em chegar com o Bento, minha esposa e filho", explicou Diego Beraldo de Oliveira, que mora em Mauá e fez sucesso ao curtir o festival acompanhado do Bento, um simpático cachorro golden de 11 meses.

Na avaliação do secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli, a 22ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba foi bastante positiva. “Superamos todas as expectativas. O festival, mais uma vez, confirma ser um evento que agrada as pessoas, que traz entretenimento, alegria, shows, festa para as crianças, adultos e famílias. Por isso, a cada ano procuramos melhorar ainda mais a estrutura do nosso FIP", afirmou.

Entre as apresentações deste último dia do FIP, a ocupação Coletivo Rock ABC foi um dos destaques. Na ocasião se apresentaram na quadra da Emeief de Paranapiacaba as bandas Ezúmia, O Velho Bucaneiro, Decreto sem Lei, The Damnnation, Siegrid Ingrid, Flicts e Torture Squad.

A 22ª edição do Festival de Inverno de Paranapiacaba trouxe novidades para a vila inglesa, como a entrega do campo de futebol do clube União Lyra Serrano, considerado o primeiro com medidas oficiais do país, totalmente restaurado, além da entrega do campo, foi inaugurado o Memorial Charles Miller, que conta a história sobre o pai do futebol no Brasil e um dos principais responsáveis pela chegada do esporte ao país.
Autor: Caroline Terzi