01 AGO 2023
EMPREGO
Profissionais dos setores de hotéis e alimentos de Santo André concluem curso de bartender
Entrega dos certificados aconteceu nesta segunda; iniciativa é fruto de parceria entre Prefeitura de Santo André, Sintshogastro e Centro Paula Souza
Santo André, 31 de julho de 2023 - Nesta segunda-feira (31), a sede do Sintshogastro (Sindicato dos Trabalhadores do Segmento de Hospedagem, Gastronomia e Alimentos Preparados e Bebidas de Santo André e região) recebeu a cerimônia de entrega de certificados para a primeira turma do curso de bartender voltado a profissionais do setor. Esta foi a primeira formação realizada pelo sindicato, em parceria com a Prefeitura e a Escola de Ouro Andreense, e pelo Centro Paula Souza, vinculado ao Governo do Estado.

“Essa é uma oportunidade importante para agradecer a parceria com o pessoal do Sintshogastro e o Centro Paula Souza, que possibilitou a formação de 26 bartenders. O mercado gastronômico recebeu muitos investimentos e cresceu muito na cidade de Santo André e em todo ABC, então essa é uma mão de obra que é sempre requisitada. Então a gente vai continuar oferecendo oportunidade de formação. A ideia é criar novas turmas em outras funções também, como a de pizzaiolo, que é bastante demandado”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

A turma de 28 pessoas cumpriu 60 horas de curso, com aulas teóricas e práticas que aconteceram às segundas, terças e sextas, das 13h às 17h. A formação foi realizada através do Programa de Qualificação Básica e Formação Inicial e Continuada (QBFic) da instituição, dedicada à promoção de educação pública profissional e tecnológica.

“O curso foi um sucesso. Trouxemos alguns profissionais do setor para que a gente pudesse trazer um pouco das tendências de mercado, inclusive com palestra dos cinco principais bartenders de São Paulo da atualidade. Esse é um mercado que sempre tem novas tendências, que vão mudando rapidamente e os profissionais precisam estar atentos a isso”, destacou o diretor executivo do Sintshogastro, Fábio Santana.

Para Wiliam do Santos Lima, que já trabalhou como barman há dois anos, o curso foi um divisor de águas. “Apesar de já trabalhar na área e saber muitas coisas na prática, eu nunca tinha feito curso, e achava que precisava ter mais conhecimento. No curso aprendi a usar equipamentos, como preparar um drink, informações sobre organização, limpeza, tudo. E esse conteúdo já está me ajudando muito no serviço e com certeza vai ser muito bom para a minha carreira”, comemorou.

| Texto: Paola Zanei
Fotos: Alex Cavanha/PSA