03 AGO 2023
Santo André inicia disputa das semifinais da Liga de Basquete Feminino
Após passar por Blumenau nas quartas, equipe andreense enfrenta o Araraquara por uma vaga na grande final

Santo André, 3 de agosto de 2023 – Com o sonho de levantar pela segunda vez a taça da Liga de Basquete Feminino (LBF), a AD Santo André enfrenta nesta sexta-feira (4) o Sesi Araraquara pelo primeiro jogo das semifinais da competição nacional. A partida acontece às 21h, no Ginásio Lais Elena Aranha, dentro do Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, e tem entrada gratuita. A série melhor de três ainda terá o segundo jogo na cidade do interior, assim como a terceira e decisiva partida, caso necessário. Santo André é a única equipe que participou de todas as disputas da LBF, se sagrando campeã na edição de estreia, em 2010/2011.

Para vencer, a equipe terá que “tirar a pedra no sapato”, já que o Sesi derrotou por dois anos seguidos o Santo André nas finais do Campeonato Paulista. Além disso, o time do interior é o líder da LBF na classificação geral, contando com jogadoras de seleção brasileira como Sossô, Vitória, Aline e Débora.

“Realmente trata-se de uma grande equipe. Fizeram uma ótima fase regular na LBF, não podemos deixar o retrospecto atrapalhar nosso desempenho. Playoff é um outro campeonato e o que vale é sair com a vitória agora na hora mais importante”, diz o técnico Rafael Choco, que ressaltou os principais detalhes para buscar a vitória.

“É uma equipe com um jogo muito coletivo e talentos individuais importantes. Mas acredito que tirar a velocidade da transição ofensiva delas e agredir a defesa, sejam pontos cruciais para conseguir uma vitória contra o Sesi”, completa Choco.

Se o adversário possui jogadoras na seleção, em Santo André não é diferente. Sassá (ala/pivô) e Lays (armadora) são constantemente convocadas tanto para o basquete convencional, quanto para o estilo 3x3. A ala vem sendo o destaque do time, que ainda conta com forças como Tassia, Glenda, Evelyn e Yasmin.

“Sem dúvidas a Sassá é uma referência da nossa equipe, nossa capitã, mas temos uma equipe coesa e com muitos talentos, coletivamente estamos em ótima sintonia. A preparação para essa série foi muito bem executada por elas, acredito que entrarão em quadra muito confiantes e farão uma grande exibição”, finaliza o treinador. Na primeira fase, Santo André terminou na quarta colocação geral, passando posteriormente pelo Blumenau nas quartas de final em dois jogos.

| Texto: Guilherme Menezes