05 AGO 2023
Santo André assina ordem de serviço para construção da creche Vila Guarani
Equipamento será a 11ª unidade a ser entregue nesta gestão
Santo André, 5 de agosto de 2023 – A Prefeitura de Santo André deu mais um passo para ampliar o atendimento às crianças de até 3 anos de idade na rede municipal de ensino. Neste sábado (5), o prefeito Paulo Serra assinou a ordem de serviço para início da construção da creche Vila Guarani, localizada na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Melo.

A unidade será a 11ª a ser inaugurada nesta gestão e terá capacidade para atender 350 crianças de 0 a 3 anos. O investimento na obra será de R$ 9,4 milhões, com recursos do próprio município.

“Desde o início da gestão estamos trabalhando para ampliar o atendimento nas creches. Apenas com as dez unidades que inauguramos nos últimos anos, foram geradas 3,5 mil vagas, além do aumento de oferta que foi resultado de remanejamento na rede de ensino. Quando estávamos perto de zerar o déficit veio a pandemia, que fez crescer a demanda”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

A creche Vila Guarani vai contar com três berçários (sala de atividades, sala de descanso e fraldário), sala de alimentação, lactário, sete salas de aula, uma sala multiúso, sanitários, dois solários, playground, secretaria e diretoria.

O equipamento também terá sala de reuniões, sala dos professores, depósito de material pedagógico, sala técnica, recepção, pátio, cozinha, despensa, refeitório de alunos, vestiário e refeitório de funcionários, lavanderia, área de serviço e estacionamento.

“Esta creche é mais uma obra entre tantas que beneficiaram esta região, como o Complexo Viário Cassaquera e o Parque Guaraciaba”, lembrou o prefeito Paulo Serra.

A creche Vila Guarani terá dois pavimentos. No térreo, serão 1.663,25 metros quadrados, enquanto no andar superior serão 989,49 metros quadrados, totalizando 2.652,74 metros quadrados.

Outras unidades - A creche Vila Guarani faz parte de um conjunto de cinco novas unidades que começarão a ser construídas pela Prefeitura de Santo André nos próximos meses. Serão instalados três equipamentos em Utinga, além de uma creche na Vila Tibiriçá.

Santo André conta atualmente com 44 creches municipais, sendo que dez delas foram inauguradas nesta gestão.

Autor: Dérek Bittencourt e Tiago Oliveira