14 AGO 2023
Santo André aplica avaliação diagnóstica de aprendizagem nas escolas municipais
Análise periódica dos alunos da rede municipal auxilia no planejamento do ano letivo
Santo André, 14 de agosto de 2023 - A rede municipal de ensino de Santo André realiza nesta segunda e terça-feira (14 e 15) a avaliação diagnóstica em Língua Portuguesa e Matemática para turmas de 2°, 4° e 5° anos. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar as equipes de ensino na elaboração de estratégias a partir da análise de desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental em diferentes áreas de conhecimento.

“É uma iniciativa para avaliarmos como está a qualidade do ensino municipal em Santo André. Sabemos que nossas escolas estão estruturadas e com materiais e professores qualificados para identificar o nível de aprendizagem de nossos alunos”, destaca o secretário de Educação, Almir Cicote.

Para a avaliação na rede são aplicadas provas no formato impresso, porém os resultados são divulgados de forma digital via plataforma iClipe – uma ferramenta completa que contribui para que a rede municipal possa trabalhar as dificuldades apresentadas pelos alunos devido à pandemia da Covid-19.

Após esse processo das avaliações, os profissionais da Educação têm acesso a informações que permitem mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno, em específico, funcionando de fato como um diagnóstico.

“Esse processo é muito importante para verificar as pontualidades de cada aluno e que, a partir disso, nossos professores consigam replanejar e pensar em ações para que os nossos estudantes avancem nos seus desafios”, pontua a vice-diretora da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Professora Yvonne Zahir, Vanessa Paula de Oliveira.

Para Noboru Ito Junior, assistente pedagógico da Emeief Professora Yvonne Zahir, a avaliação também contribui para análise dos próprios alunos. “Permite que nossas crianças reflitam o próprio avanço, testem sua aprendizagem com a mediação dos professores e projetem o empenho necessário para concluir o ano”, completa.
Autor: Caroline Terzi