23 AGO 2023
DESTAQUES
Plano de Inclusão Produtiva encerra primeiro semestre com 80% das metas cumpridas
Iniciativa tem como objetivo oferecer uma rede integrada de serviços voltados para o atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social
Santo André. 23 de agosto de 2023 - Lançado em janeiro deste ano, o Plano de Inclusão Produtiva, que cria uma rede estruturada e integrada de serviços públicos voltados para pessoas em situação de vulnerabilidade, encerra o primeiro semestre de atuação com 80% das metas para o período de implementação da iniciativa cumpridas.

Com o plano, a Prefeitura passou a atuar simultaneamente em várias frentes para potencializar as políticas públicas existentes e aumentar chances de saída do munícipe de uma situação de extrema pobreza.

O Feirão do Emprego e da Inclusão Produtiva, realizado em abril no Complexo Esportivo Pedro Delll’Antonia, é exemplo de um novo formato de ações que passará a ser realizado a partir do conceito de Inclusão Produtiva.

Além da oferta de 3 mil vagas de emprego, como é usual em um evento como esse, o feirão ofereceu uma série de informações e serviços para o munícipe que busca uma forma de gerar renda, além de informações sobre capacitação, programas de apoio da Assistência Social e cadastramento no CadÚnico, oportunidade de solicitação de retirada da segunda via de documentos, entre outros

Voltado para as mulheres em situação de vulnerabilidade que estão nas regiões mais periféricas da cidade, o programa “Mil Mulheres” realizado em parceria com o Sebrae dentro do programa Mulheres Empreendedoras, é outro exemplo de ação focada em quem vive em extrema pobreza e, por meio do empreendedorismo e acolhimento, busca oferecer uma perspectiva de geração de renda e o desenvolvimento da autoestima e do empoderamento. Este programa é realizado em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, com o público atendido pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

“O Plano de Inclusão Produtiva é de suma importância para que as pessoas que procuram os serviços da Prefeitura por estarem em situação de vulnerabilidade possam mais do que ter acesso aos serviços de assistência, também ter a chance de vislumbrar a saída definitiva dessa situação por meio da capacitação profissional e da oportunidade de recolocação no mercado de trabalho ou da geração de renda”, afirmou o secretário de Assistência Social, Andre Scapino.

Estes dados fazem parte do relatório com o balanço das ações, realizado pela secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego após o primeiro semestre de atuação do plano, que teve como objetivo registrar avanços em relação às metas e indicadores da iniciativa.  O levantamento apontou que a primeira meta do plano, a identificação de ofertas e serviços prestados pela Prefeitura que fazem parte da agenda da inclusão produtiva, foi completamente cumprida.

Os serviços identificados formaram a base para a criação de uma cartilha para possibilitar aos servidores, e também aos munícipes, o acesso a todas as informações necessárias para que o indivíduo seja encaminhados para os serviços adequados. A cartilha já está disponível dentro do Portal do Empreendedor (https://www3.santoandre.sp.gov.br/portaldoempreendedor/index.php/servicos-de-inclusao-produtiva/).

A meta de produzir um mapa que contivesse a base de informações da cartilha, identificando o potencial da estrutura física e unidades de atendimento que atuam no âmbito da inclusão produtiva, assim como identificando sua distribuição no território, também foi totalmente alcançada e pode ser acessada no portal. Foram identificados 85 pontos de acesso aos serviços, espalhados pela cidade.

O Plano de Inclusão Produtiva também treinou, por meio da Escola de Governo Andreense, cerca de 100 servidores que têm contato permanente com o público-alvo do programa para que estejam preparados para o pleno atendimento do beneficiado.

A ideia é formar uma rede em que não importa o canal de entrada do interessado pelos serviços da Prefeitura, toda a estrutura pública estará plenamente qualificada para realizar um atendimento completo no âmbito da agenda da inclusão produtiva.

Mapeamento Catadores de Resíduos Sólidos - Um exemplo de política pública que já estava em execução, e que foi integrada à lógica da política municipal da inclusão produtiva foi o livro “Um olhar integrado sobre catadores de materiais recicláveis de Santo André”, desenvolvido pela Semasa, no âmbito de um dos maiores programas de saneamento e infraestrutura do município, financiado em US$ 50 milhões pela CAF (Bando de Desenvolvimento da América Latina).

O lançamento, realizado em agosto de 2022, foi uma obra inédita para retratar a vida e as condições de trabalho de catadores de resíduos recicláveis que atuam no município, fruto de uma pesquisa realizada com esses profissionais entre o fim de 2021 e o começo de 2022.

A partir deste levantamento, estima-se que haja mais de 1.800 catadores que recolhem materiais pelas ruas da cidade. O estudo, portanto, é fundamental para compreender a realidade social, as condições de trabalho, dificuldades e necessidades dos trabalhadores, sendo um importante instrumento para desenvolver políticas públicas e buscar a inserção dos catadores no mercado formal de triagem e venda de recicláveis
Fonte: Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Secretaria de Assistência Social, Escola de Ouro Andreense, Semasa e Escola de Governo Andreense
Autor: Paola Zanei