31 AGO 2023
Santo André realiza diversas atividades educativas no Mês da Mobilidade Urbana
Entre os destaques estão o Circuito Itinerante de Mobilidade, a participação do Mister Mão, curso de direção defensiva e esquete teatral

Santo André, 31 de agosto de 2023 – A Prefeitura de Santo André inicia na próxima segunda-feira (4) as ações que vão compor o calendário de atividades do Mês da Mobilidade Urbana. Entre os destaques desta edição estão blitze educativas, esquetes de teatro e a participação do personagem Mister Mão nas escolas, além da realização de curso de direção defensiva para motoristas e motociclistas.

Na edição deste ano, o Circuito Itinerante de Mobilidade (Cimob) será montado em três escolas da rede municipal de ensino. O Cimob é um equipamento para montagem de uma cidade-mirim que possui sinalização que remete ao espaço real de uma cidade, com ruas, semáforos, placas e faixa de pedestres, reproduzindo assim, a rotina de uma cidade com todo acompanhamento e interações educativas que visam incentivar a adoção de comportamentos seguros no trânsito

Durante todo o mês de setembro o Centro de Educação para Mobilidade (CEM), construído em espaço anexo à Sabina, vai receber diversas escolas da rede para a realização de atividades lúdicas e pedagógicas de educação para o trânsito. Serão transmitidas aos visitantes noções básicas de segurança e a importância de se adotar sempre comportamentos seguros no trânsito, com uma linguagem simples e acessível.

Equipes da Gerência de Educação de Trânsto (GET), da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizaram um levantamento de campo dos motoristas que pararam para que o pedestre efetuasse a travessia em segurança utilizando a faixa de pedestres no mês de agosto. Com isso será emitida uma notificação de boa conduta, com a intenção de sensibilizar sobre a importância da faixa de pedestres. Na notificação haverá uma mensagem de agradecimento, elaborada pela Gerência de Educação de Trânsito, pela colaboração para garantir um trânsito mais seguro e gentil na cidade de Santo André.

No dia 11 de setembro será realizado no Centro de Educação para a Mobilidade o curso de direção defensiva para motoristas, com o objetivo de aplicar e apresentar conceitos e modelos para uma pilotagem segura. No dia 18 de setembro será a vez dos motociclistas participarem da ação.

Nos dias 20 e 25 de setembro será a vez dos motociclistas participarem de uma blitz educativa com orientações sobre a legislação, entrega de material educativo, distribuição de antena corta pipa aos motociclistas, além de vale-troca de óleo, check-in elétrico e oficina de ponto cego. Em conjunto com essas ações será realizada uma intervenção artística e a ação acontece em parceria com Sest-Senat (Serviço Social de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) de Santo André.

O Mister Mão, um dos símbolos do Mês da Mobilidade também vai marcar presença com a interação com pais e alunos das escolas municipais entre os dias 11 e 30 de setembro. Além disso uma apresentação teatral vai fechar o calendário de atividades nos dias 27 e 28 de setembro no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes. Com o título 'Trânsito em Alto Mar', os alunos das escolas municipais vão conferir de maneira lúdica conceitos de segurança de trânsito e o uso do cinto de segurança.