15 SET 2023
DESTAQUES
Servidores de Santo André participam de palestra sobre universo das pessoas com deficiência
Atividade faz parte da programação do Setembro Verde, que celebra os avanços e reforça a luta das pessoas com deficiência
Santo André, 15 de setembro de 2023 - Neste Setembro Verde, mês dedicado à visibilidade e à luta das pessoas com deficiência por inclusão social, a Prefeitura de Santo André está promovendo uma série de palestras voltadas para os servidores municipais sobre os conceitos mais fundamentais referentes ao universo da pessoa com deficiência.

A programação de palestras, que é uma iniciativa da Secretaria da Pessoa com Deficiência, teve início na última segunda-feira (11) para os servidores da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Sacadura Cabral, e será encerrada no dia 28 (quinta-feira) no Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Utinga.

“Esta iniciativa é de extrema importância para conseguirmos construir a cada dia uma cidade inclusiva, para todos. E é fundamental que esse movimento se inicie e se intensifique através dos servidores municipais que levam as informações e serviços da mais alta qualidade para a população”, diz o secretário da Pessoa com Deficiência, Jobert Alexandrino Minhoca.

Com o tema “Pessoas com deficiência: conceitos fundamentais”, a palestra leva até os funcionários da Prefeitura informações sobre a Secretaria da Pessoa com Deficiência e seus projetos, sobre a legislação vigente relacionada à acessibilidade e inclusão, termos corretos a serem utilizados, diversidade humana e equidade, evolução do conceito de pessoa com deficiência, tipos de barreiras, acessibilidade e desenho universal, além da Lei de Cotas

A Secretaria da Pessoa com Deficiência estima que cerca de 150 pessoas vão participar das palestras até o final do mês. A atividade já foi realizada na UPA Sacadura Cabral, na segunda e terça-feira (12), e no auditório da Câmara Municipal de Santo André na última quarta-feira (13).

As próximas palestras estão agendadas para o Hospital da Mulher, na próxima terça-feira (19), para os colaboradores da Casa da Esperança – instituição parceira do setor da saúde –, no dia 25, e no Cras Utinga, dia 28. A palestra é exclusiva para servidores.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Eduardo Merlino/PSA