27 SET 2023
SEMASA
Jardim Santo André ganha segundo ecoponto para ampliar descarte correto de resíduos
Nova unidade fica na Rua da Visão e foi aberta à população nesta quarta-feira

Santo André, 27 de setembro de 2023 – Um terreno que era alvo de descarte ilegal de resíduos como entulho, móveis e madeira na Rua da Visão, no Jardim Santo André, se tornou um ecoponto para que a população possa destinar corretamente esses e outros tipos de materiais.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriu nesta quarta-feira (27) a Estação de Coleta Jardim Santo André, a segunda do bairro. A nova unidade fica no número 501 e pode receber eletroeletrônicos, estofados, poda de vegetação, isopor, recicláveis, quatro pneus por mês e óleo de cozinha usado (a cada um quilo, o munícipe pode trocar por uma barra de sabão ecológico), além de entulho, móveis e madeira.

Também é possível doar roupas, calçados, acessórios, brinquedos e vários tipos de objetos, contribuindo para ajudar pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.

“O Jardim Santo André é um dos bairros com pontos mais críticos de descarte irregular de resíduos. Só nesse terreno onde está o ecoponto, chegamos a gastar mais de R$ 60 mil por ano com serviços de remoção de materiais e limpeza da via. Fizemos um importante trabalho de educação ambiental para sensibilizar a população para colaborar com o meio ambiente, a reciclagem e a limpeza pública”, afirma o superintendente adjunto e diretor do Departamento de Resíduos Sólidos do Semasa, Edinilson Ferreira dos Santos.

Os moradores da região estão com boas expectativas com a chegada de mais um equipamento público, acreditando que o bairro ficará mais conservado. “A gente ficou muito feliz. Vai livrar de muita sujeira e vai ter mais valorização da nossa rua. Será muito bom para a gente”, comemora a copeira Mafalda Dias da Silva, que reside há 20 anos no Jardim Santo André.

O ecoponto foi construído pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos da Prefeitura, com verba proveniente de financiamento da CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina), por meio do programa Sanear Santo André.

Para utilizar a unidade os munícipes precisam levar comprovante de endereço. Por mês, cada pessoa pode descartar até um metro cúbico de materiais, que é o equivalente a dez sacos de 100 litros. No bairro, além desse equipamento, existe a Estação de Coleta Loreto, localizada na Avenida Loreto, 101.

Autor: Susi Elena
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024