28 SET 2023
DESTAQUES
Prêmio Santo André de Inovação reconhece iniciativas de destaque em instituições de ensino
Premiação faz parte da programação da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontece desde segunda-feira no Cine Theatro Carlos Gomes
Santo André, 28 de setembro de 2023 - O Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, em Santo André, recebe nesta quinta-feira (28) a cerimônia de entrega da premiação que reconhece os maiores destaques em projetos inovadores e de tecnologia desenvolvidos por instituições de ensino da região, o Prêmio Santo André de Inovação. O evento, que faz parte da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santo André, contou com a presença do prefeito Paulo Serra.

“Em Santo André, além de trabalharmos para melhorar o dia a dia das pessoas e também no planejamento da cidade, incentivamos a inovação, que é o que estamos premiando hoje. É um reconhecimento da importância de formar futuras gerações preparadas para as mudanças rápidas do mundo de hoje”, destacou o prefeito Paulo Serra.

O primeiro lugar do Prêmio Santo André de Inovação foi para o projeto de Consultaria Estratégica de Negócios (CEN), realizada na empresa Ysmec Manutenção de Máquinas Ltda, desenvolvido pela Strong Business School.

O segundo lugar ficou com o projeto da tomada IoT com conexão wi-fi que pode ser acionada de qualquer lugar do mundo, desenvolvida pelos alunos da Etec (Escola Técnica Estadual) Júlio de Mesquita. O projeto de desenvolvimento de um veículo movido a célula de combustível de hidrogênio, da Universidade Federal do ABC ocupou a terceira colocação.

Ao todo, oito instituições de ensino participaram do prêmio e tiveram sua participação reconhecida. Também participaram Centro Universitário FEI, Centro Universitário Fundação Santo André, Senac, Universidade Municipal de São Caetano do Sul e Universidade São Judas.

“Neste ano, a Semana da Inovação esteve repleta de novidades e o formato do Prêmio Santo André de Inovação foi uma das principais. Nessa edição, pela primeira vez, nós estamos premiando os três destaques principais entre os projetos apresentados, além do já tradicional reconhecimento de todas as instituições de ensino participantes”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Os três melhores colocados ganharão assessoria do Sebrae e do Parque Tecnológico de Santo André e incubação da Universidade Federal do ABC, por meio da Inova ABC.

Uma das novidades do prêmio deste ano foi a exposição dos trabalhos na quarta-feira (27), seguida de uma apresentação em formato pitch – maneira curta e direta de apresentar um produto visando conquistar o interesse de um investidor, cliente ou parceiro – para uma bancada de 20 avaliadores.

“Nos anos anteriores, os trabalhos ficavam expostos durante uma semana e não havia o pitch. Este ano implementamos este formato mais dinâmico, que também direciona a atenção dos estudantes para a necessidade de estar preparado para defender suas ideias e seus produtos, se quiser ter sucesso”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

Os avaliadores do pitch utilizaram como critério de avaliação seis itens: inovação, aplicabilidade, equipe, viabilidade, mercado e nível de prontidão tecnológica.

“Ao realizarmos a premiação reconhecemos nas instituições de ensino um dos motores essenciais ao processo de desenvolvimento tecnológico e de inovação. O envolvimento dos alunos e professores nos projetos tem permitido o fortalecimento e a ampliação da base técnico-científica do município”, conclui Banzato.

Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação - A Semana Inovação é um evento anual que reúne as principais empresas, instituições de ensino, de pesquisa e agentes do ecossistema de inovação do ABC em uma programação que analisa, discute e promove a troca de conhecimento sobre os avanços do setor.

Com abertura na última segunda feira (25), no Cine Theatro Carlos Gomes, a semana contou com uma programação composta por palestras, exposições, visitas a destinos do turismo industrial, além do Prêmio Santo André Inovação, e o inédito Dia D da Empregabilidade para Pessoas com Deficiência, que será realizado nesta sexta-feira (29) também no Cine Theatro Carlos Gomes, em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência.

A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma realização da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Escola de Ouro Andreense e Parque Tecnológico de Santo André, em parceria com Faculdade Anhanguera, Etec Júlio de Mesquita, Senac, Universidade São Judas, FEI, Fundação Santo André, Senai, Strong Business School, Instituto Mauá de Tecnologia, Sabina Escola Parque do Conhecimento, UFABC e USCS, e ainda conta com o apoio da Acisa e da Deutsche Telecom Global Business.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Helber Aggio/PSA