28 SET 2023
CONSELHO TUTELAR
Santo André realiza eleição para Conselho Tutelar neste domingo
Santo André, 28 de setembro de 2023 - A Prefeitura de Santo André, por meio da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários, realiza neste domingo (1º) as eleições para a escolha dos conselheiros tutelares da cidade. Serão eleitos 20 conselheiros titulares e 20 suplentes para mandatos de quatro anos (2024 a 2027).

"Estes conselheiros serão os responsáveis por decidir diversos casos sobre crianças e adolescentes da cidade, por isso é importante que todos participem votando em candidatos de confiança", destaca a diretora de Cidadania da Unidade de Assuntos Institucionais e Comunitários, Regina Célia César.

A eleição será realizada das 8h às 17h e qualquer morador da cidade com título de eleitor e documento oficial com foto pode participar da escolha. O eleitor poderá votar em até dois candidatos, dentre os inscritos para o Conselho Tutelar da região a qual pertence a inscrição eleitoral do munícipe. Para mais informações e locais de votação basta acessar o link https://web.santoandre.sp.gov.br/eleicao-do-conselho-tutelar.

O Conselho Tutelar é composto por cinco membros, eleitos pela comunidade para acompanhar as crianças e os adolescentes e decidirem em conjunto sobre qual medida de proteção deve ser adotada para cada caso. Devido ao seu trabalho de fiscalização a todos os entes de proteção (estado, comunidade e família), o Conselho possui autonomia funcional, não tendo nenhuma relação de subordinação com qualquer outro órgão do Estado.

Autor: Daniele Vieira