02 OUT 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Esquete de teatro conscientiza alunos de Santo André sobre respeito às leis de trânsito
Trânsito em Alto Mar, da Cia. Sopa de Comédia, fechou calendário do Mês da Mobilidade Urbana
Santo André, 30 de setembro de 2023 – Depois de uma tempestade, Capitão Guincho, Cabeça de Peixe, Barbatana e um músico marujo vão parar na Ilha de Santo André, onde conhecem a faixa de pedestres e o semáforo. No meio desta aventura, as crianças aprendem conceitos de segurança no trânsito, respeito à sinalização e o uso do cinto de segurança.

Com esse tema, a Cia. Sopa de Comédia levou conhecimento para mais de 100 alunos da Emeief (Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental) Professora Francisca Helena Furia, no Recreio da Borda do Campo, por meio de um esquete teatral apresentado na última quinta-feira (28).

“Ações como essa são muito importantes, principalmente neste período em que os alunos estão no período de formação. A peça proporciona que elas tenham contato com o teatro e aprendam sobre conceitos de trânsito”, destacou a professora da rede municipal, Adriana Aparecida da Silva.

A proprietária da Cia. Sopa de Comédia, Edna de Castro, avalia que o trabalho educativo repassado com a apresentação teatral estimula as crianças a disseminar conhecimento. "A peça é interativa e participativa, e induz as crianças a ensinar os conceitos aos atores. Esse estímulo se torna essencial neste processo de aprendizado. Mostrar a eles conceitos de mobilidade urbana e segurança viária os torna multiplicadores de conhecimento", afirmou.

A Gerência de Educação de Trânsito (GET), da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Santo André, realizou um calendário repleto de atividades em comemoração ao Mês da Mobilidade Urbana. Entre os destaques desta edição estiveram palestras temáticas, blitze educativas, a participação do personagem Mister Mão nas escolas, além da realização de curso de direção defensiva para motoristas e motociclistas.

Na edição deste ano o Circuito Itinerante de Mobilidade (Cimob) foi montado em três escolas da rede municipal de ensino. O Cimob é um equipamento para montagem de uma cidade-mirim que possui sinalização que remete ao espaço real de uma cidade, com ruas, semáforos, placas e faixa de pedestres, reproduzindo assim, a rotina de um município com todo acompanhamento e interações educativas que visam incentivar a adoção de comportamentos seguros no trânsito.

Durante todo o mês, o Centro de Educação para Mobilidade (CEM), construído em espaço anexo à Sabina, recebeu diversas escolas da rede para a realização de atividades lúdicas e pedagógicas de educação para o trânsito. Além disso foram ministrados dois cursos de direção defensiva para motoristas e motociclistas, com o objetivo de aplicar e apresentar conceitos e modelos para uma pilotagem segura.

Nesta semana ocorreu também uma blitz educativa para motociclistas com orientações sobre a legislação, entrega de material educativo, distribuição de antena corta pipa, além de vale-troca de óleo, check-in elétrico e oficina de ponto cego. O Mister Mão, um dos símbolos do Mês da Mobilidade, também marcou presença com a interação com pais e alunos das escolas municipais.

Autor: Daniel Betega