02 OUT 2023
SEMASA
Vila Guiomar ganha Estação de Coleta com nova infraestrutura
Ecoponto é mais moderno e fica em um local de fácil acesso, na Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira
Santo André, 2 de outubro de 2023 – Os moradores da região da Vila Guiomar, em Santo André, agora têm à disposição um ecoponto com infraestrutura moderna. A Prefeitura e o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) abriram a nova unidade nesta segunda-feira (2), na Avenida Dom Jorge Marcos de Oliveira, 151, facilitando o acesso dos munícipes que precisam descartar resíduos volumosos.

Além disso, com a nova unidade, que teve o nome alterado de Estação de Coleta Carnaúba para Estação de Coleta Vila Guiomar, o Semasa ampliou a capacidade de recebimento de telha e fibra de amianto, material que não era aceito no antigo equipamento público. “Esse tipo de resíduo representa riscos para a saúde, por isso precisa ser destinado corretamente, não correndo o risco de ser descartado em qualquer lugar”, explica o superintendente-adjunto e diretor do Departamento de Resíduos Sólidos da autarquia, Edinilson Ferreira dos Santos.

Primeiro munícipe a utilizar a EC Vila Guiomar, o aposentado Valter Costa, morador do bairro Santa Maria, aprovou a nova unidade. “É fácil para entrar e sair. Vai facilitar bastante. Ficou maior, mais bonito e organizado”, disse. Ele levou ao local blocos de concreto e madeira que estavam sem utilidade em sua residência. No terreno onde ficava a EC Carnaúba, na rua de mesmo nome, a projeção é de que seja construída uma quadra.

Usuário frequente das Estações de Coleta, o segurança Reginaldo Moreira da Silva também compareceu no primeiro dia de abertura do ecoponto para, como de costume, levar os seus recicláveis. “Trouxe plástico, latinha, embalagens e papelão. Como moro aqui pertinho, prefiro trazer às segundas-feiras ou aos sábados de manhã”, explica.

O horário de atendimento da EC Vila Guiomar é de segunda a sábado (inclusive feriados), das 9h às 12h e das 13h às 17h. Os munícipes também podem descartar eletroeletrônicos, madeira, móveis, óleo de cozinha usado, além de doar roupas, calçados, acessórios, brinquedos e objetos em geral.

O novo ecoponto foi construído pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, por meio do programa Sanear Santo André, que recebe financiamento de US$ 50 milhões pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina). O equipamento público soma-se a uma série de melhorias que têm sido feitas pela Prefeitura na Vila Guiomar, bairro onde fica a comunidade Tamarutaca.

Em setembro deste ano, por exemplo, foi inaugurado o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) Alexandre Esteves Francisco – Xande, espaço projetado para acolher, orientar, socializar e promover atividades e capacitações para pessoas com deficiência, seus familiares e cuidadores. Também foi entregue, em 2021, a Creche Professora Iara Balieiro Lima, que possui capacidade para atender até 350 crianças entre 0 e 3 anos de idade.

Autor: Susi Elena