06 OUT 2023
SEMASA
Ibama e Governo do Pará se interessam por políticas públicas de Santo André
Município está desenvolvendo diversas ações para melhorar a vida e as condições de trabalho dos catadores de materiais recicláveis

Santo André, 6 de outubro de 2023 – As iniciativas que estão sendo desenvolvidas pelo município de Santo André em prol dos catadores autônomos de resíduos recicláveis, categoria que soma mais de 1,8 mil pessoas que trabalham pelas ruas da cidade, chamaram a atenção do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Governo do Estado do Pará.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) recebeu, nesta quinta-feira (5), a visita da superintendente do Ibama do Estado de São Paulo, Perla Müller, e de três representantes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará. O instituto indicou o Semasa como um órgão que possui experiência e conhecimento para auxiliar os paraenses na elaboração de políticas públicas voltadas aos catadores.

“Santo André é um município que nós entendemos que é modelo para o Brasil na política de resíduos sólidos e na coleta seletiva. Vamos levar ao estado e até mesmo à COP-30 (Conferência do Clima das Nações Unidas) essas experiências que conseguimos buscar”, disse o gerente de projetos da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda do Pará, Raoni Raiol Torres.

Durante a visita técnica, que contou com a participação do superintendente do Semasa, Ajan Marques de Oliveira; do superintendente adjunto e diretor do Departamento de Resíduos Sólidos, Edinilson Ferreira dos Santos; e do secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego da Prefeitura de Santo André, Fernando Cunha; foram apresentados os serviços, equipamentos públicos, projetos socioambientais e todas as ações que compõem a gestão integrada de resíduos sólidos do município.

Chamaram a atenção dos representantes do Pará o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis (que prevê políticas públicas nas áreas de desenvolvimento humano, capacitação profissional e geração de trabalho e renda), o programa Moeda Verde (que troca recicláveis por hortifrúti) e a infraestrutura das Estações de Coleta.

“Santo André sente-se bastante prestigiada em poder compartilhar boas práticas da gestão de resíduos sólidos, ao mesmo tempo em que contribui para influenciar outros estados e municípios a construírem políticas públicas eficazes”, explica o superintendente adjunto do Semasa, Edinilson Ferreira dos Santos, acrescentando que essas visitas técnicas proporcionam conhecimento mútuo.

Em julho deste ano, Santo André instituiu, por meio do decreto nº 18.135, o Plano Municipal de Inclusão Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis. A cidade se tornou uma das pioneiras na formulação de políticas públicas aos catadores.

Além disso, até dezembro, o município chegará a 30 Estações de Coleta, consagrando-se como a cidade brasileira que mais possui ecopontos, proporcionalmente à sua população, para que os munícipes possam descartar corretamente diversos tipos de resíduos volumosos.

Autor: Susi Elena