Ação formou 15 mulheres para atividades de empreendedorismo
Santo André, 9 de outubro de 2023 - Na última quinta-feira (5), a turma do Cras (Centro de Referência em Assistência Social) de Utinga encerrou suas aulas do curso Mil Mulheres, iniciativa do programa Circuito Mulheres Empreendedoras, que tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo oferecendo capacitação, orientação e inspiração para mulheres em situação de vulnerabilidade. Nesta etapa, 15 empreendedoras foram capacitadas.
O curso, que acontece nos Centros de Referência em Assistência Social, foi desenvolvido com 32 horas de duração distribuídas em oito encontros. O conteúdo é dividido em dois ciclos. O primeiro estimula o empoderamento das mulheres, incentivando-as a desenvolver suas habilidades socioemocionais, por meio de reflexões sobre sua trajetória, seus sonhos e sua capacidade de realização.
No segundo ciclo, as participantes recebem informações sobre empreendedorismo, marketing, finanças e formalização para poderem cuidar de forma mais eficiente de seus pequenos negócios, garantindo uma alternativa para geração de renda e o combate à situação de vulnerabilidade.
Realizado nos Cras, o Mil Mulheres já formou turmas no Sítio dos Vianas, Jardim Alzira Franco, Jardim Ana Maria , Recreio da Borda, Jardim Marek, além de Utinga, beneficiando cerca de 90 mulheres. O objetivo do programa é passar por todos os nove Cras da cidade.
A próxima turma já teve suas aulas iniciadas na última terça-feira (3) no Cras Centro, com formação prevista para o dia 31 de outubro. Como de costume, a própria equipe do Centro de Referência que fez a captação das alunas. Nas atividades do Mil Mulheres, não é possível realizar inscrições.
Circuito Mulheres Empreendedoras – Implementado no início deste ano, o Circuito Mulheres Empreendedoras é formado por três ações voltadas para o apoio ao empreendedorismo feminino: além do curso Mil Mulheres, voltado às munícipes em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa é composta pelo curso Sebrae Delas, que ensina como gerir um negócio de sucesso; e o Encontro de Lideranças, que reúne empreendedoras para trocas de informações e experiências.
A iniciativa é uma realização da secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, em parceria com o Sebrae, a Secretaria de Assistência Social e a Escola de Ouro Andreense.
Para mais informações sobre o Circuito Mulheres Empreendedoras e programação basta acessar o link
acesse.santoandre.br/CircuitoMulheresEmpreendedoras.
Texto: Renan Muniz e Paola Zanei