19 OUT 2023
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Santo André inicia obras de requalificação de vias da região central
Intervenções fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável
Santo André, 19 de outubro de 2023 - A Prefeitura de Santo André deu início nesta quinta-feira (19) a obras de requalificação e modernização de vias da região central, que integram o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS). As intervenções começaram pela Avenida José Caballero e seguirão para outros locais a partir do ano que vem.

As obras de requalificação na região central vão contemplar a implantação de novos pavimentos, calçadas com piso tátil, rampas de acesso, semáforos de pedestres sonorizados, mobiliários urbanos e paisagismo, além da implantação de viário dedicado à circulação de ônibus.

O prefeito Paulo Serra esteve na Avenida José Caballero nesta quinta-feira para acompanhar o início das obras e destacou as diversas intervenções de mobilidade realizadas na cidade.

"Estas intervenções acontecem em parceria da Prefeitura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que financia mais esta etapa do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável. Já entregamos a duplicação do Viaduto Adib Chammas, estamos revitalizando o Viaduto Castelo Branco e construindo o Complexo Viário Santa Teresinha, que será a maior obra de mobilidade já realizada na cidade", destacou o prefeito Paulo Serra.

A partir do início do ano que vem, as obras de requalificação vão avançar para as ruas General Glicério, Luís Pinto Fláquer, Siqueira Campos, Coronel Francisco Amaro e Coronel Alfredo Fláquer, além da Avenida Queirós dos Santos. Todas as intervenções contemplam quatro quilômetros de extensão de vias.

"Estamos entrando nesta nova fase com toda a requalificação e modernização necessária e que atendem a acessibilidade universal para obras de mobilidade. Essa é uma forma de normatizar e adequar os calçamentos, o embarque e desembarque de usuários do transporte público e a garantia de segurança aos pedestres", destacou o diretor da Unidade de Gerenciamento de Projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana, Thiago Canhos Montmorency.

Missão BID - Nesta semana, representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estão em Santo André para realizar visita às obras estruturantes de mobilidade que estão em andamento na cidade.

Paloma Muñoz, uma das representantes do BID que está no município, avaliou o andamento das intervenções. "Estamos felizes com a execução destas obras, que demonstram alta qualidade e compromisso com o que foi firmado", frisou.

Na última quarta-feira (18), a missão do BID visitou as obras do Complexo Viário Santa Teresinha, que seguem em ritmo acelerado. O projeto prevê novos viadutos que vão transpor o Rio Tamanduateí e eliminar os cruzamentos, melhorando a fluidez dos veículos que trafegam entre o primeiro e o segundo subdistrito.

Autor: Daniel Betega