27 OUT 2023
Ouvidoria de Santo André realiza seminário sobre prevenção e combate a assédios
Iniciativa reuniu autoridades para debater o tema nesta sexta-feira no Cine Theatro Carlos Gomes
Santo André, 27 de outubro de 2023 - Com o objetivo de disseminar informações educativas sobre assédios nos locais de trabalho e alertar sobre as práticas de prevenção e combate ao tema, a Ouvidoria de Santo André realizou nesta sexta-feira (27) o I Seminário de Prevenção e Combate aos Assédios “Aqui não!”. O evento, em parceria com a Secretaria de Saúde, nas dependências do Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes.

“A Ouvidoria foi criada para a melhoria da qualidade da prestação do serviço público. E não existe qualidade no serviço público se existir um ambiente com situações de assédio. Nós sabemos que é um tema bastante difícil, bastante delicado, mas estamos começando agora. Este é o primeiro evento de uma série que serão feitos”, destacou o ouvidor geral de Santo André, Ronaldo Martim.

Na ocasião, o vice-prefeito Luiz Zacarias parabenizou a iniciativa. “É ótimo ver o comprometimento da gestão em respeitar e valorizar os servidores públicos, proporcionando um ambiente de trabalho saudável e reconhecendo sua importância. Este evento de hoje é um grande exemplo, resultado do empenho da Ouvidoria que está sempre trazendo propostas e sugestões de alinhamento para melhorar ainda mais a qualidade de vivência dos servidores públicos em nossa cidade”.

Para o secretário de Saúde, Gilvan Junior, o debate sobre o tema é fundamental. “Muitas vezes essa questão fica escondida, mas temos muitos gestores de saúde e gerentes de unidade que podem trazer esse debate para dentro dos nossos equipamentos e para a sociedade. Assédio é crime e deve ser denunciado”, pontuou.

Para o encaminhamento do Seminário, o presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) e ex-Secretário de Justiça do Governo do Estado de São Paulo, Edson Vismona, atuou como mediador dos palestrantes.

O encontro contou com a participação de autoridades convidadas para explanarem sobre o tema, como a presidente nacional da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman, Adriana Alvim; a ouvidora geral da cidade de São Paulo, Maria Lumena; a vice-presidente da OAB de Santo André, Aline Romanholi; e a secretária adjunta de Inovação e Administração de Santo André, Fernanda Sakaragui.

Combate aos assédios - A Ouvidoria de Santo André firmou neste ano uma parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO) e a Prefeitura de Santo André com objetivo de promover ações que previnam e o combatam os assédios nos locais de trabalho.

Desde a assinatura, a Ouvidoria da Cidade de Santo André tornou-se o principal canal para recebimento de denúncias e integra a campanha capitaneada pela ABO Nacional, divulgando o selo “Aqui não!” em suas ações.
Autor: Caroline Terzi