30 OUT 2023
Feira “Eu amo, eu adoto” garante lar para 480 animais em 2023
Na última edição, realizada neste domingo, foram adotados 31 cachorros e 21 gatos
Santo André, 30 de outubro de 2023 - Santo André chegou à marca de 480 cachorros e gatos adotados durante as edições de 2023 da feira “Eu amo, eu adoto”. O evento é realizado todo último domingo do mês na tenda azul do Parque Central. A edição mais recente, realizada neste domingo (29), garantiu recomeço de vida para 52 animais, sendo 31 cachorros (27 filhotes e 4 adultos) e 21 gatos (20 filhotes e 1 adulto).

Lançada em 2017, no primeiro ano do governo do prefeito Paulo Serra, a feira já garantiu um novo lar para mais de 3,2 mil animais. Para adotar, o interessado deve ter mais de 18 anos, apresentar o comprovante de endereço com o nome do proprietário, além dos documentos pessoais, como RG e CPF. O adotante passa por breve entrevista, inclusive com assinatura do termo de compromisso pela posse responsável.

“A feira de adoção de Santo André tem atraído cada vez mais pessoas, o que nos deixa muito felizes. Adotar é um ato de amor, um verdadeiro ganha-ganha, já que faz bem para quem adota e também para os animais que precisam de um lar. Todo o processo é realizado com extremo cuidado e com muita responsabilidade”, destaca o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

O processo de adoção contribui para a redução do número de animais abandonados nas ruas, prevenindo agressões, acidentes de trânsito e maus tratos. A cada edição da feira são disponibilizados cerca de 130 animais, todos vacinados e vermifugados. Os pets com mais de quatro meses são disponibilizados castrados. No entanto, no caso de não ter havido tempo hábil para castração do filhote, o mesmo é disponibilizado com um cadastro para que o procedimento seja realizado posteriormente em clínicas credenciadas pela Prefeitura.

O diretor de Vigilância à Saúde, César Rangel Gusmão, destaca a adoção de animais adultos. “No caso dos pets adultos, o tamanho do animal e a personalidade estão definidos. Eles se adaptam rápido às regras da casa e são ótimos para famílias mais tranquilas ou pessoas com mais idade, já os filhotes tem muita energia, demandam muita atenção nos primeiros anos de vida e precisam de mais espaço,” explica César.

A feira “Eu amo, eu adoto” é realizada pelo Departamento de Vigilância à Saúde, da Secretaria de Saúde, mas os animais também podem ser adotados diretamente na Gerência de Controle de Zoonoses, localizada na Rua Igarapava, 239, na Vila Valparaíso. A próxima edição da feira de adoção será realizada em 26 de novembro, na tenda azul do Parque Central, das 10h às 15h, na Rua José Bonifácio, s/n, na Vila Assunção.

Autor: Thiago Oliveira