31 OUT 2023
OBRAS PÚBLICAS
Banho de Luz se aproxima de 70% de cobertura em Santo André
Programa de modernização da iluminação pública andreense avança por corredores de grande fluxo e paradas de coletivos

Santo André, 31 de outubro de 2023 – Programa de modernização da iluminação pública de Santo André, o Banho de Luz já chegou a quase 70% da cidade. O projeto prevê as trocas das luminárias antigas de vapor de sódio (amarelas) por LED (brancas), que têm a metade da potência, porém mais que o dobro da performance, em ganho de quase cinco vezes. E os trabalhos vêm sendo realizados atualmente em corredores de grande fluxo.

O prefeito Paulo Serra vistoriou recentemente dois pontos que receberam obras: a Avenida Pereira Barreto (mais exatamente a Praça Engenheiro Roldão dos Santos Ferreira e a paradas do trólebus) e a Avenida São Bernardo, vias bastante movimentadas tanto de veículos (inclusive coletivos) quanto de pedestres.

“Já chegamos a quase 70% da cidade para cumprir nossa meta de ter 100% de Santo André coberta por LED. As novas luminárias consomem menos energia e iluminam muito mais”, pontuou o prefeito andreense. “E esse programa de modernização da iluminação pública está chegando também às paradas do transporte coletivo”, emendou Paulo Serra.

Na Avenida Pereira Barreto, todo o corredor entre as avenidas Ramiro Colleoni e Lauro Gomes, na divisa com São Bernardo, foi modernizado. No total, aproximadamente 170 luminárias passaram pelo processo. Já na Avenida São Bernardo foram 42 equipamentos substituídos tão logo o Rua Nova (programa de recapeamento asfáltico) passou pela via, em trabalho complementar.

Algumas das próximas vias a receberem as equipes do Banho de Luz serão as avenidas São Paulo (Parque Marajoara/Cidade São Jorge) e Brasília (Vila Bela Vista), que seguem o perfil de grande fluxo de carros, ônibus e pedestres. Além disso, alguns bairros como Paraíso, Jardim Stella e Jardim Jamaica também serão beneficiados em breve.

O objetivo do Banho de Luz é alcançar 100% de cobertura em Santo André, o equivalente a 53 mil pontos, que estão distribuídos em aproximadamente 1,3 mil quilômetro de vias. A pretensão da prefeitura andreense é economizar 52% em consumo de energia, o equivalente a 842,2 MW/mês.

Nos últimos anos foram investidos mais de R$ 77 milhões com a modernização da iluminação pública de Santo André por meio do Banho de Luz. A previsão é que sejam investidos, até o fim do processo, R$ 98 milhões.

O programa Banho de Luz vem realizando também a modernização de telegestão e monitoramento do parque luminotécnico, permitindo que as equipes da Prefeitura tenham controle total dos pontos luminosos.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br