02 NOV 2023
Casa do Olhar Luiz Sacilotto recebe exposição Desvio
Abertura da mostra de Renato Atuati será realizada neste sábado, às 14h; visitação é gratuita

Santo André, 2 de novembro de 2023 - A Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André, recebe neste sábado (4) a abertura da exposição Desvio, a partir das 14h. A mostra do artista visual Renato Atuati, com curadoria de Érica Burini, pode ser conferida até 16 de dezembro, com entrada franca. O endereço é Rua Campos Sales, 412, Centro.

Em Desvio, o artista apresenta trabalhos produzidos de 2014 a 2023, como instalações, fotografias, vídeos e painéis gráficos impressos. São abordados temas e questões recorrentes em sua produção, que investigam aspectos dos espaços públicos urbanos, sua organização e seus conflitos na contemporaneidade.

Como sugere o nome da mostra, Renato Atuati utiliza de procedimentos artísticos de substituição, projeção e ocultamento para provocar reflexões sobre as formas de ocupação das cidades, os espaços públicos de lazer, a especulação imobiliária, a mobilidade e outros problemas relacionados aos territórios e suas dimensões na esfera pública urbana.

“A mostra é criada a partir de um olhar voltado para o lado de fora, da perspectiva da instituição, fugindo da ideia usual associada ao cubo branco, de neutralidade e transparência. O espaço expositivo não é mero suporte para os trabalhos, mas parte integrante deles”, afirma a curadora Érica Burini.

Renato Atuati é mestrando em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Geografia, Cidade e Arquitetura pela Associação Escola da Cidade - Arquitetura e Urbanismo. Participou de mostras como a 9ª Mostra 3M de Arte no Largo da Batata (2019), Projeto Fachada do Espaço BREU (2020), 14ª Residência Red Bull Station (2017), Projeto Intervenção Piscina do Espaço Auroras (2021) e Luz Sobre os Meridianos na Universidade Torcuato Di Tella (2022).

Responsável pela curadoria da exposição, Érica Burini é curadora, historiadora da arte e pesquisadora. Formada em Artes Visuais e mestre em História da Arte pela Unicamp, realizou curadoria de exposições, escreveu textos críticos e editou catálogos. Entre seus trabalhos destacam-se: a curadoria de Experimento Levante (2023), individual de Cris Peres na Usina Energisa em João Pessoa (PB); Ai de Mim, que Sou Romântica (2023), individual de Bárbara Basseto na Galeria Luis Maluf (São Paulo), entre outras.

Mostra Desvio, individual de Renato Atuati
Data da abertura: 4/11/23 (sábado)
Período: De 4 de novembro a 16 de dezembro
Local: Casa do Olhar Luiz Sacilotto