17 NOV 2023
FUNDO DE SOCIAL DE SOLIDARIEDADE
Coop recebe primeira Loja Solidária de Santo André fora de shopping centers
Unidade fica no supermercado da Avenida Queirós dos Santos, no Centro; rede é parceira do Fundo Social de Solidariedade desde 2017

Santo André, 17 de novembro de 2023 - Um dos principais projetos do Fundo Social de Solidariedade de Santo André ganhou um novo espaço, que entrou em operação nesta sexta-feira (17). A unidade da Coop na Avenida Queirós dos Santos, no Centro da cidade, recebeu a primeira unidade da Loja Solidária fora de um shopping center, a quinta no total.

A primeira-dama Ana Carolina Serra e a presidente do Núcleo de Inovação Social e do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris, estiveram no local pela manhã, onde foram recepcionadas pelo diretor geral da Coop, Pedro Mattos, e participaram de evento simbólico de inauguração do espaço.

"A Loja Solidária começou em 2017 quando tivemos a ideia de ter um espaço diferente, onde a gente deixa uma sacola, um item, em vez de levar para casa. Passa a ser um ponto importante de apoio do voluntariado de todos os cooperados e clientes dessa cooperativa que está no coração de todos os andreenses há mais de 50 anos. Esperamos que esse ponto importante de arrecadação se expanda", destacou Ana Carolina Serra.

Desde a criação da Loja Solidária, há seis anos, no Shopping ABC, o projeto se estendeu aos outros três centros comerciais da cidade (Atrium, Grand Plaza e Shoppinho) e arrecadou quase 340 mil itens, repassados às 123 entidades assistenciais cadastradas junto ao Fundo Social e que ajudam aproximadamente 50 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.

"Quero agradecer a Coop, que desde 2017 acompanha e é parceira do Fundo Social de Solidariedade por meio do Banco de Alimentos. Um parceiro muito significativo, que já ajudou as 123 entidades assistenciais e milhares de pessoas. E aqui tem um significado diferente. Essa será nossa quinta Loja Solidária, mas a primeira fora de um shopping, e dentro um supermercado, onde as pessoas podem trazer as doações de casa, mas também qualquer coisa daqui mesmo", pontuou Ana Claudia de Fabris.

Nos últimos seis anos, a Coop já contribuiu com a doação de 1.326 toneladas de não perecíveis para o Banco de Alimentos. Consequentemente, a abertura desta Loja Solidária fortalece ainda mais o relacionamento entre as partes.

"É uma satisfação receber essa Loja Solidária. Um equipamento super bem-vindo para a Coop, que tem um simbolismo muito importante para nós. Sabemos que nesta região central da cidade gravita uma população em situação de vulnerabilidade muito grande. Então é importante ter local onde nossos clientes e cooperados podem fazer sua doação. Confiamos muito no Fundo de Solidariedade, muito obrigado pela parceria", ressaltou o diretor geral da Coop, Pedro Mattos.

Esta Loja Solidária da Coop servirá como modelo e exemplo para que o projeto seja estendido para outros pontos da cidade, permitindo que mais pessoas possam contribuir e colocar em prática o espírito de solidariedade. “Podemos transformar as vidas das pessoas por meio dessas ações. Peço a todos que contribuam com o que podem, porque muitas vezes temos um item sobrando na nossa casa e que pode estar faltando na casa de alguém. Essas Lojas Solidárias são importantíssimas para que a gente possa atender cada vez mais pessoas em situação de vulnerabilidade”, concluiu a primeira-dama Ana Carolina Serra.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br