23 NOV 2023
FUNDO SOCIAL
Núcleo de Inovação Social presta contas durante 5º Café Solidário
Resultados de ações e programas realizados durante 2023 foram apresentados; Bazar Solidário faz sucesso no evento

Santo André, 23 de novembro de 2023 – O Núcleo de Inovação Social (NIS) da Prefeitura de Santo André realizou nesta quinta-feira (23), no Espaço Win, a 5ª edição do Café Solidário, evento no qual são apresentados os resultados de ações e programas realizados durante o ano e que conta também com o Bazar Solidário, com renda destinada ao Fundo Social de Solidariedade.

A apresentação do evento contou com as presenças do prefeito Paulo Serra, da primeira-dama Ana Carolina Serra e da presidente do Núcleo de Inovação Social e do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris. Na plateia, autoridades, parceiros e convidados que puderam ver de perto o que foi feito em prol das famílias em situação de vulnerabilidade por meio das entidades assistenciais.

“Mais um Café Solidário, mais uma prestação de contas dos nossos trabalhos sociais. Agradeço a confiança e a participação dos parceiros, e é uma alegria ver o quanto esse trabalho cresceu e evoluiu. Quando começamos os desafios eram enormes. Hoje vemos quantas vidas a gente já transformou, quantas pessoas ajudamos com esse trabalho que é feito”, exaltou o prefeito Paulo Serra. “Ainda temos muitos desafios pela frente. Santo André é uma cidade grande e complexa e os desafios se renovam. Mas temos convicção que estamos no caminho certo, construindo um município melhor, que hoje tem muito mais qualidade de vida em comparação a 2017”, emendou.

“Aqui é uma prestação de contas de tudo o que o NIS fez desde 2017 até hoje. O Núcleo cresceu em pessoas, em ações, em solidariedade e em parceiros. Tudo o que acreditávamos lá atrás, a união entre poder público, iniciativa privada, sociedade civil organizada e terceiro setor provou que trabalhando em conjunto pode ajudar cada vez mais”, afirmou a primeira-dama e idealizadora da maior parte dos programas do Núcleo de Inovação Social, Ana Carolina Serra.

Apresentação - Com os números deste ano, por exemplo, o Banco de Alimentos superou 4 mil toneladas de alimentos arrecadados e mais de 339 mil cestas básicas distribuídas, o que permitiu auxiliar aproximadamente 50 mil pessoas por meio de 123 entidades assistenciais cadastradas junto ao Fundo Social.

O Moeda Verde, por sua vez, chegou a quase 1,3 mil toneladas de resíduos reciclados, com mais de 256 toneladas de alimentos distribuídos, atuando em 25 comunidades de Santo André. Já o Moeda Pet já destinou à reciclagem mais de 359 mil garrafas PET, as quais foram trocadas por mais de 18 toneladas de ração para cães e gatos.

A Escola de Ouro, que garante capacitação gratuita aos andreenses em diversas áreas (como artesanato, beleza, construção civil, culinária, informática, gestão de negócios e outras), superou 70 mil certificados emitidos.

Na ativa desde 2017, o programa Santo André Solidária já arrecadou mais de 2 milhões de itens tanto por meio de campanhas (Agasalho, Brinquedo e outras) como nas Lojas Solidárias, instaladas nos quatro shoppings centers (ABC, Atrium, Grand Plaza e Shoppinho) e desde a semana passada também na Coop Queirós (Centro).

Os eventos, que se tornaram ponto de encontro e de diversão no estacionamento do Paço Municipal, também tiveram resultados expressivos. A Feira da Fraternidade, por exemplo, arrecadou 20,5 toneladas de alimentos. O Arraial Solidário, mais 25 toneladas somente em 2022 e 2023, além da doação de 17 mil cobertores e agasalhos. Já o Natal Solidário, o qual a edição 2023 se aproxima, soma mais de 36 toneladas de alimentos arrecadados e mais de 90 mil itens doados.

A prestação de contas contou ainda com as apresentações dos programas Costurando com Amor, Saúde no Prato, Mãe Andreense e Cuidando de Quem Cuida, parcerias do Fundo Social de Solidariedade com outras secretarias e que garantem qualidade de vida, promovem o bem-estar e proporcionam alternativas para os andreenses.

“O Café Solidário é muito importante, porque além de ser momento de confraternização com as pessoas que nos ajudam, é também momento de prestação de contas. Quanto mais as pessoas entendem nossos projetos, eles ficam cada vez maiores”, enfatizou a presidente do Núcleo de Inovação Social e do Fundo Social de Solidariedade, Ana Claudia de Fabris.

“Fico emocionada. Por mais que veja todos os projetos, programas do NIS, a gente ainda se assusta com o tamanho, aonde chegou. Mas não tem segredo: é a equipe trabalhando em conjunto com as secretarias e com a população, que compreendeu a intenção da atuação do Núcleo de Inovação Social. Então é mesmo um trabalho em conjunto”, finalizou Ana Carolina Serra.

Bazar - O Bazar Solidário contou com aproximadamente 650 itens natalinos expostos, os quais foram confeccionados pela própria equipe do Núcleo de Inovação Social e também alunos de cursos do Fundo Social e da Escola de Ouro. Toda a renda arrecadada foi voltada para os programas sociais desenvolvidos pelo NIS.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br