14 DEZ 2023
Circuito Andreense de Empreendedorismo encerra 2023 com número recorde de participantes
Iniciativa beneficiou 1.124 pessoas e alcançou cerca de 4,1 mil estabelecimentos em atividades de captação ativa nos corredores comerciais
Santo André, 14 de dezembro de 2023 - Com a proposta de descentralizar os serviços da Prefeitura de Santo André voltados aos empreendedores, tanto com atendimentos como com qualificação profissional, o Circuito Andreense de Empreendedorismo encerrou 2023 com 1.124 beneficiados, número recorde do programa desde sua criação, em 2018.

Nesta semana o programa realizou a última atividade do ano, no Cesa (Centro Educacional de Santo André) Parque Erasmo Assunção, que contou com a oficina “Transforme Seguidores em Compradores”, em parceria com o Sebrae, e qualificou os últimos 14 empreendedores de 2023.

Ao todo, o Circuito Andreense teve 22 ações no ano, sendo dez atendimentos móveis e 12 oficinas de qualificação. Foram 964 pessoas atendidas nas atividades móveis e outros 160 empreendedores receberam capacitação do Sebrae-SP. Além destes, a iniciativa também alcançou outros 4.136 estabelecimentos em captação ativa nos corredores comerciais. Até então, o recorde do Circuito havia sido em 2022, com 987 beneficiados e 3.731 estabelecimentos alcançados.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, a ação é reconhecidamente importante pelo trabalho feito com os empreendedores.

“Reconhecido como um dos principais programas de incentivo ao empreendedorismo pelo Ministério da Economia, o Circuito Andreense de Empreendedorismo encerra mais um ano com números recordes, com mais de 1,1 mil beneficiados. Para fazermos os atendimentos móveis nós também fazemos captação ativa, visitando os micro e pequenos empreendedores. Foram mais de 4 mil estabelecimentos que receberam algum agente público e também receberam folhetos dos serviços prestados e que têm páginas no nosso Portal do Empreendedor”, diz Banzato. A página do Portal do Empreendedor é https://www3.santoandre.sp.gov.br/portaldoempreendedor/

O programa Circuito Andreense de Empreendedorismo tem como objetivo oferecer capacitação gratuita para pequenos e médios empreendedores aumentarem a eficiência de seus negócios. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Santo André, por meio da Escola de Ouro Andreense e da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego, em parceria com o Sebrae e apoio da Secretaria de Educação.

Além das palestras presenciais, que são realizadas em espaços da rede municipal de ensino, como os Cesas e os Centros Públicos de Formação Profissional, sobre temas como "Descomplique: Fluxo de Caixa", "Como anunciar no Facebook e no Instagram", "Descomplique: Divulgação", entre outros, o programa promove atividades ao ar livre realizadas mensalmente em centros comerciais nos bairros, oferecendo aos empreendedores a oportunidade de tirar dúvidas sobre gestão de negócios e receber consultoria gratuita.

Na ação itinerante do Circuito Andreense de Empreendedorismo, os empreendedores podem contar com o atendimento do Sebrae-SP, obter informações sobre crédito do Banco do Povo, tirar dúvidas sobre documentação e regularização com a AGG Fiscal, obter informações sobre os serviços ao empreendedor da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) e sobre os cursos de qualificação da Escola de Ouro Andreense. Para quem procura uma recolocação no mercado de trabalho, o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda também participa do Circuito Andreense.

A ação presencial do Circuito Andreense tem como parceiros, além do Sebrae-SP, a Acisa e a AGG Fiscal. Para consultar mais informações sobre o Circuito, bem como a agenda de atividades, que será atualizada em breve com as ações de 2024, basta acessar o site https://acesse.santoandre.br/CircuitoAndreenseEmpreendedorismo.

| Texto: Renan Muniz
| Fotos: Alex Cavanha/PSA