04 JAN 2024
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Moeda Pet distribui 8,5 toneladas de ração em 2023
Programa da Prefeitura de Santo André começou a ser expandido em janeiro do ano passado em ação conjunta com o Moeda Verde

Santo André, 3 de janeiro de 2024 - O Moeda Pet, programa da Prefeitura de Santo André que troca garrafas plásticas por alimento para cães e gatos, distribuiu 8,5 toneladas de ração em 2023. O número considera as ações realizadas mensalmente em formato drive-thru no Parque Central e também as trocas feitas de maneira conjunta com o Moeda Verde em comunidades da cidade.

No ano passado, o Moeda Pet recebeu aproximadamente 170 mil garrafas plásticas, que foram encaminhadas para reciclagem. Além de proporcionar alimentação de qualidade para cães e gatos, o programa contribui para reduzir o lixo jogado no Aterro Municipal, orienta os munícipes sobre a educação ambiental e beneficia famílias de baixa renda e entidades assistenciais voltadas à causa animal.

“Desde a criação em dezembro de 2019, o Moeda Pet já contribuiu para a retirada de mais de 345 mil materiais recicláveis que iriam para o aterro sanitário da cidade, estariam jogadas pelos rios e mares, entupindo bueiros e causando desastres ecológicos. E conseguiu beneficiar cerca de 5,2 mil andreenses com a distribuição de 17 toneladas de ração para os pets”, comemora o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.

Os munícipes levam um quilo de garrafas plásticas e recebem um quilo de ração para cães e gatos. Cada quilo de resíduos equivale a 20 garrafas PET de dois litros, 26 de um litro ou 36 de 600 ml.

Expansão - O Moeda Pet, que desde 2019 era realizado apenas uma vez por mês no Parque Central, começou a ser expandido em janeiro de 2023, por meio de ações conjuntas com o Moeda Verde – iniciativa que troca recicláveis por frutas, verduras e legumes. Desta forma, o programa chegou a diversos núcleos de Santo André, em datas e horários alternados, de segunda a sexta.

Somente nestas ações conjuntas, o Moeda Pet distribuiu 1,8 tonelada de ração e arrecadou 36 mil garrafas plásticas no ano passado.

Drive-thru - Nas edições em formato drive-thru de 2023, que ocorreram no último sábado de cada mês no Parque Central, o programa distribuiu 6,7 toneladas de ração e recebeu cerca de 134 mil garrafas plásticas, com a participação de 1.886 pessoas. Um aumento considerável em relação a 2022, no primeiro ano pós-pandemia da Covid-19, quando foram entregues 4,7 toneladas de ração para 1.556 munícipes em troca de 94.980 garrafas arrecadadas.

A próxima edição drive-thru do Moeda Pet será realizada no dia 27 de janeiro, no horário habitual das 9h às 13h, no Parque Central, que fica a Rua José Bonifácio, s/n, na Vila Assunção.

| Texto: Janete Ogawa
imprensa@santoandre.sp.gov.br