08 JAN 2024
SEGURANÇA PÚBLICA
Santo André realiza 4,3 mil operações da GCM e registra queda nos índices criminais em 2023
Ações da Guarda Civil Municipal, desencadeadas em conjunto com as forças policiais, resultaram em 12.506 ocorrências atendidas
Santo André, 8 de janeiro de 2024 - A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André realizou 4.388 operações de combate ao crime em 2023. As ações, que tinham como foco a diminuição de roubos, furtos e demais ocorrências, resultaram em 125 prisões, recuperação de 60 veículos roubados ou furtados e atendimento de 12.506 ocorrências.

Dentre as ocorrências atendidas, 171 foram relacionadas ao descumprimento de medidas protetivas, onde a Patrulha Maria da Penha foi acionada. No ano passado, o programa municipal teve 2 mil mulheres cadastradas nesta rede de proteção, sendo possível registrar o terceiro ano consecutivo sem casos de feminicídios no município.

Uma das operações realizadas pela GCM é a Ponto Seguro, que destaca viaturas em patrulhamento nas paradas de ônibus e no roteiro das linhas. A iniciativa é desencadeada principalmente de madrugada, quando munícipes se deslocam para utilizar o transporte público. Esta medida contou com 956 ações realizadas durante todo o ano passado.

Outra operação é a Bairro Seguro, com 87 ações feitas em 2023. Nesta iniciativa, a GCM se desloca para bairros específicos por um determinado período, com base nos índices criminais e destaca bases móveis, motos e viaturas para o patrulhamento de determinada região da cidade.

Na Operação Natal Mais Seguro, que teve 220 ações em 2023, a Guarda Civil Municipal atuou fortemente nos centros comerciais de Santo André, áreas conhecidas por concentrar grande fluxo de pessoas. Além disso, 118 operações foram feitas nos parques e áreas verdes.

Índices em queda - De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública estadual, de janeiro a novembro de 2022, houve 6.416 ocorrências de roubo ou furto de carros, motos e caminhões, enquanto em 2023 o número caiu para 5.461, uma queda de 15%.

A queda nos índices criminais reflete o trabalho integrado com a Polícia Militar, Polícia Civil e demais departamentos da Prefeitura nas ações conjuntas que são realizadas e que também contam com o auxílio do monitoramento das câmeras do Centro de Operações Integradas (COI), localizado no Paço andreense.