04 MAR 2024
Exposição fotográfica sobre Paranapiacaba chega à estação Suzano da CPTM

Mostra itinerante fica disponível no local até 29 de março

Santo André, 4 de março de 2024 - A exposição fotográfica Vila Ferroviária de Paranapiacaba chegou nesta segunda-feira (4) à estação Suzano da Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A mostra traz 18 painéis com fotos que retratam as belezas arquitetônicas e naturais da vila inglesa construída na metade do século XIX. A mostra itinerante e gratuita fica disponível no local até dia 29 de março.

Composta por imagens selecionadas no concurso do Festival de Fotografia de Paranapiacaba realizado no ano passado, a iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e da Secretaria de Meio Ambiente, com a CPTM e o Festival de Fotografia de Paranapiacaba.

“A mostra cultiva a memória da vila construída pelos ingleses da São Paulo Railway a partir de 1860 para abrigar os funcionários contratados para a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí. Além disso, a união entre natureza e história, uma das marcas de Paranapiacaba, está presente na exposição”, afirma o curador da mostra, João Kulcsár.

A exposição fotográfica teve início em 18 de novembro do ano passado na Estação Luz, em São Paulo. Depois, passou pelas estações Palmeiras-Barra Funda e Tatuapé, até chegar em Suzano. Os próximos destinos previstos são as estações Santo André, Francisco Morato, São Caetano e Itaim Paulista.

Exposição Vila Ferroviária de Paranapiacaba
Data: 4 a 29 de março
Local: Estação Suzano | Linha 11-Coral da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)
Horário: integral (4h à 0h)