05 MAR 2024
EDUCAÇÃO
Santo André retoma aulas de reforço do programa Toda Criança tem Direito de Aprender
Cesas receberão cerca de 360 alunos dos anos inciais da rede municipal para utilização de material didático complementar e avaliações periódicas
Santo André, 5 de março de 2024 – Com a volta às aulas, a Educação de Santo André inicia também as ações do programa Toda Criança tem Direito de Aprender (TCDA), que foi criado a partir da necessidade de diminuir o déficit de aprendizagem causado pela pandemia no ensino e segue recompondo e recuperando a aprendizagem de alunos. Nesta semana, nos 12 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), cerca de 360 alunos dos anos iniciais da rede municipal retomaram as atividades complementares.

O programa reforça a importância da aquisição do sistema de escrita alfabética para o aluno na idade certa, assim como o desenvolvimento pleno dos estudantes da rede municipal de Santo André em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural.

“A pandemia nos trouxe uma série de desafios que estamos superando. Em 2021, apenas 51% das crianças do 2º ano estavam alfabetizadas. Hoje, em 2024, 90% das crianças do 2º ano demonstram proficiência na leitura e escrita. Iniciativas como o Toda Criança tem o Direito de Aprender são exemplos de programas que dão certo e fazem a diferença para nossos alunos”, destaca o secretário de Educação, Almir Cicote.

Para esta iniciativa, a Secretaria de Educação conta com formação sistemática conjunta dos monitores de atividades pedagógicas e monitores de jogos pré-desportivos, de manifestações artísticas, cultura de paz e jogos cooperativos, planejamento semanal das atividades, utilização de material didático específico e avaliações periódicas. Os resultados serão objeto de análise, reflexão e fundamento para novas ações.

Monitora de atividades pedagógicas do Cesa Parque Erasmo e integrante do programa Toda Criança tem Direito de Aprender, Rosária Ordonhe Gonçales fala sobre a importância da iniciativa. “O TCDA é incrível. Estar nele junto com as crianças é sentir como se estivesse realmente em um novo universo. Onde tudo conspira para a alegria de aprender”, pontua.

A adesão dos alunos para o reforço é realizada a partir da avaliação da equipe escolar que acompanha o avanço das crianças não alfabetizadas do terceiro ao quinto ano. São duas horas semanais de aula, ampliando para sete horas o tempo de permanência no espaço escolar – das 11h às 13h para as crianças que estudam das 13h às 18h, e das 12h às 14h para as crianças que frequentam a escola das 7h às 12h.

TCDA - O programa é realizado nos Centros Educacionais de Santo André, espaços que são constituídos por Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), creche, centro comunitário, biblioteca e em algumas unidades há estrutura com piscina. São territórios especialmente pensados para o público da rede de Educação, porém preparados para o desenvolvimento de atividades educacionais, de formação artística, esportiva, cognitiva, cultural e de lazer durante a semana e aos finais de semana.
Autor: Caroline Terzi