06 MAR 2024
Operação Delegada Municipal coloca mais GCMs nas ruas da Vila Valparaíso
Ação tem foco na tranquilidade dos munícipes e na redução dos índices de criminalidade baseados nas coletas de dados de ocorrências
Santo André, 6 de março de 2024 - A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André realizou nesta quarta-feira (6), durante todo o dia, a Operação Delegada Municipal, que destacou os agentes para reforçar a segurança nas ruas da Vila Valparaíso. A ação contou com 15 GCMs, viaturas da Romu (Rondas Ostensivas Municipais) e também equipes da Romo (Rondas Ostensivas com Motocicletas).

A Operação Delegada Municipal percorreu as ruas do bairro com diligências nas proximidades da Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Janusz Korczak, da Unidade de Saúde Valparaíso e em locais estratégicos onde foram realizadas barreiras para averiguação de carros e motos em atitude suspeita.

“A nossa GCM está presente nas ruas colaborando com a redução dos índices criminais e isso é fundamental para proporcionar a tranquilidade que a população merece. A resposta que o poder público municipal dá para a sociedade é fundamental para caminharmos cada vez mais neste objetivo", destacou o prefeito Paulo Serra.

As operações realizadas exclusivamente pela GCM foram introduzidas pela administração municipal em 2017 e funcionam nas ruas em plantões de 12 horas, destacando os guardas para atuar de maneira escalonada em regime de hora extra.

As horas extras têm um teto de pagamento estabelecido pela Prefeitura, com no máximo 150 horas diárias distribuídas entre os agentes. A GCM conta com quadro de 509 guardas, atuando nas ruas e em mais de 700 próprios públicos municipais, entre escolas, Unidades de Saúde, Cesas, Paço Municipal, praças, creches, UPAs, além de áreas de proteção ambiental.

Em 2023, a GCM de Santo André realizou 11.878 atendimentos, e participou em conjunto com as forças policiais de mais de 4 mil operações.

Autor: Daniel Betega