07 MAR 2024
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Prefeitura de Santo André aprimora quesitos técnicos de mobilidade com implementação do Programa GeoBIM
Metodologia GeoBIM promete otimizar e agilizar processos, consistência e credibilidade das informações, resultando em tomadas de decisões mais rápidas e assertivas
Santo André, 7 de março de 2024 - A Prefeitura de Santo André está dando um importante passo para uma mobilidade urbana mais sustentável com a implementação do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS).

O programa abrange a instalação de infraestrutura moderna e um sistema de transporte inovador, priorizando modos coletivos e não motorizados nos deslocamentos municipais e regionais.

Um dos pilares essenciais do PMUS é a implantação da metodologia GeoBIM, que integra Sistemas de Informações Geográficas (SIG) com a Modelagem da Informação da Construção (BIM). A Prefeitura conta com o suporte da FF Solutions, empresa especializada em tecnologia e serviços para promover a transformação digital de empresas públicas e privadas dos setores de arquitetura, engenharia e construção.

O BIM é uma metodologia que permite criar modelos digitais tridimensionais de obras de engenharia, integrando informações de diversas disciplinas e fases do ciclo de vida do empreendimento.

A metodologia implica em mudanças nos processos, desde a definição do modelo BIM até a padronização dos atributos, criação de um ambiente de compartilhamento de dados (Common Data Environment – CDE) e integração com outros sistemas.

Para centralizar as demandas de mobilidade urbana, provenientes principalmente do sistema Colab, a Prefeitura está consolidando um repositório único, que permitirá manipular informações de forma georreferenciada e integrada com o CDE para deliberação de resoluções específicas para cada tipo de demanda.

Atualmente, está em desenvolvimento a integração entre o sistema Colab e o banco de dados GEO, garantindo atualizações automáticas e periódicas das demandas. Um Portal GeoBIM também está em fase de criação, consumindo dados da base geo e proporcionando uma interface dedicada às necessidades da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Este portal possibilitará à Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Santo André acesso online ao ambiente GeoBIM integrado ao Ambiente Comum de Dados (CDE) e outras aplicações BIM.

Para garantir o sucesso da metodologia GeoBIM, a capacitação das equipes é uma prioridade. Paralelamente ao desenvolvimento da integração COLAB-Geo e do Portal GeoBIM, a Secretaria está treinando profissionais em 15 trilhas alinhadas a funções e arquétipos, consolidadas em uma matriz de capacitação.

A etapa de capacitação, em curso, é crucial para a implementação do Sistema de Gestão da Informação de Mobilidade Urbana, Transporte e Trânsito, integrando GIS com BIM. Este processo garante que a equipe esteja preparada para utilizar as tecnologias implantadas de forma eficiente, minimizando erros e maximizando o retorno sobre o investimento

Após a capacitação, será iniciado um projeto piloto para validar o novo fluxo e aplicar os recursos do sistema GeoBIM. A FF Solutions fornecerá acompanhamento e suporte por três meses, ajustando a solução conforme necessário.

Autor: Daniel Betega