13 MAR 2024
PCD
Santo André marca presença na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Santo André, 13 de março de 2024 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência, participou, entre os dias 11 e 13 de março, da VI Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento foi realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo promover o debate de questões significativas para a vida ativa de pessoas com deficiência.

O encontro, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com o Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, reúne delegados de Conselhos Municipais que organizaram suas conferências locais para discutir e votar propostas relacionadas à formulação de políticas públicas de inclusão.

Santo André participou com seis delegadas, sendo três representantes do poder público (Valéria Romena Marcelino, Luana Dantas Leonello e Elisangela Rezende) e três da sociedade civil (Paula Andréa Sanchez Muñoz, Graziella Buffone Ferreira e Nicolle Cristine Drudi), eleitas na Conferência Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em 21 de outubro de 2023, em Santo André. A delegada Graziella Buffone Ferreira irá representar Santo André na Conferência Nacional, marcada para julho.

”A participação ativa de Santo André nesse evento evidencia o compromisso da cidade com a promoção da inclusão e da acessibilidade, reafirmando sua responsabilidade e preocupação em garantir os direitos e a dignidade das pessoas com deficiência. Além disso, o evento é uma oportunidade para compartilhar experiências e aprendizados com outros municípios e entidades presentes.", disse a secretaria da Pessoa com Deficiência, Valéria Romena Marcelino.

Mais de mil propostas para a inclusão e melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência foram discutidas, tendo sido selecionadas 50 propostas, das quais 25  para consideração pelo estado de São Paulo e outras 25 serão apresentadas na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Texto: Paola Zanei
Foto: Luana Leonello