20 MAR 2024
EDUCAÇÃO
Atividades complementares beneficiam 3,7 mil alunos da rede municipal de Santo André
Crianças do ensino infantil e fundamental participam de mais de 25 modalidades no contraturno escolar; inscrições estão abertas

Santo André, 20 de março de 2024 – As atividades complementares dos Cesas (Centros Educacionais de Santo André) começaram a programação do ano nesta semana com aproximadamente 3,7 mil estudantes do ensino infantil e fundamental da rede municipal. Com modalidades variadas oferecidas de maneira gratuita, os cursos possibilitam a ampliação do conhecimento e o desenvolvimento das crianças.

São 26 as atividades complementares oferecidas: teatro, ioga, dança, balé, taekwondo, boxe, artes visuais, grafite, violino, futsal, vivências aquáticas, futbaby, musicalização, ginástica, capoeira, basquete, circo, handebol, funcional, atletismo, xadrez, meditação, percussão, jogos cooperativos e kung fu.

Essas modalidades são ofertadas nas 12 unidades dos Cesas (Vila Sá, Santo Alberto, Parque Erasmo, Parque Novo Oratório, Vila Floresta, Vila Linda, Palmares, Humaitá, Jardim Irene, Cata Preta, Jardim Santo André e Parque Andreense), mediante inscrição, em procedimento bastante concorrido.

Para se inscrever, basta ir até o Cesa mais próximo e preencher a ficha de matrícula apresentando documento dos responsáveis e comprovante de residência. O atendimento é de segunda-feira das 8h às 20h, de terça a sexta, das 7h às 22h, e de sábado e domingo, das 8h às 17h.

“Os cursos proporcionados por nossa equipe nos Cesas não apenas enriquecem o conhecimento, mas também impulsionam o desenvolvimento dos nossos alunos, estabelecendo uma conexão essencial entre a comunidade e a escola. O êxito desse projeto é tão expressivo que, ao término do ano letivo, promovemos um evento, com a participação dos familiares dos alunos, para que todos possam testemunhar o progresso das atividades educacionais oferecidas em nossa rede de ensino”, destaca o secretário de Educação, Almir Cicote.

Cesas - Os Centros Educacionais de Santo André são complexos que reúnem Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental), creche, centro comunitário e biblioteca de uma região para realização de ações complementares. São espaços especialmente pensados para o público da rede de Educação, porém preparados para o desenvolvimento de atividades educacionais, de formações artísticas, esportivas, pedagógicas e culturais com vocação para o desenvolvimento cognitivo, cultural, motor, afetivo e social.

Além do ensino regular nas Emeiefs e creches, e também cursos para os alunos da rede municipal em horário complementar ao das aulas, são realizadas aulas de reforço aos alunos da rede para recuperação do déficit de aprendizagem, assim como oficinas e atividades para a comunidade.

Confira os telefones e endereços dos Centros Educacionais de Santo André para mais informações dos cursos e documentos necessários para matrícula:

Cesa Cata Preta - Estrada da Cata Preta, 810 - Tel: 3356-7729
Cesa Jardim Santo Alberto - Rua Petrogrado, s/n - Tel: 4975-1707