02 ABR 2024
EDUCAÇÃO
Santo André lança programa Escola Nota 10 para fortalecer educação básica da cidade
Intuito do projeto é promover crescimento do município na classificação nacional do Ideb

Santo André, 2 de abril de 2024 – A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Educação, lançou nesta segunda-feira (1º) o programa Escola Nota 10 Todos pela Educação, em evento realizado no Centro Público de Formação de Professores Clarice Lispector. A agenda contou com a presença de aproximadamente 350 gestores e docentes da rede municipal de ensino.

O projeto tem por objetivo a melhoria na aprendizagem e na performance dos alunos (crianças, jovens e adultos) a partir da implantação de novas metodologias, promoção de formação para os professores, materiais, aplicativos, atividades no contraturno, entre outras ações projetando um significativo crescimento do município na classificação nacional do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em quatro anos.

“O principal desafio é ter indicadores para corrigir as rotas. Nossas crianças fazem a avaliação que gera o Ideb hoje e só vamos saber o resultado em seis meses. Concomitantemente a isso, queremos ter uma avaliação nossa, a partir da qual conseguiremos, por exemplo, saber em uma semana se a criança precisa de trabalho diferenciado. Então gradativamente vamos construindo indicadores para a rede, para as escolas e para os alunos”, ressalta o secretário de Educação, Almir Cicote.

A participação dos professores será fundamental para este processo. Por isso, a Secretaria de Educação disponibilizará um software que vai gerenciar e organizar o sistema de educação municipal.

“Nos próximos 60 dias deverá estar formatado em toda a rede. A estratégia será fazer com que a rede, de forma unida, consiga entender e saber da importância que tem esse aplicativo, esse sistema. Tenho certeza que dentro de pouco tempo Santo André estará muito bem colocada em todos os índices de avaliação”, continua Cicote.

“É um programa que vai colocar nossas unidades escolares, estudantes e a cidade de Santo André em outro patamar no que diz respeito à educação”, finaliza o secretário de Educação.

A rede municipal de Santo André conta com 120 unidades escolares, com 26.291 estudantes de ensino fundamental, 8.680 crianças em creches, 10.684 alunos de pré-escola e 1.798 estudantes da EJA. São 2.912 professores, 120 diretores de unidade, 862 agentes de desenvolvimento infantil, 137 assistentes pedagógicos, 41 professores de atendimento educacional especializado e muitos outros profissionais que se dedicam pela educação andreense.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br