03 ABR 2024
Feira da Fraternidade terá tenda com oferta de vacina contra gripe e Covid
Evento também contará com espaço de atividades integrativas como acupuntura, dry needling, auriculoterapia e ventosaterapia

Santo André, 3 de abril de 2024 - A Secretaria de Saúde de Santo André vai aproveitar as atrações da Feira da Fraternidade, que ocorre de sábado (6) até segunda-feira (8), no Paço Municipal, para impulsionar a vacinação da população contra a gripe e contra a Covid. Para isso, será montada a barraca da vacinação, que vai funcionar nos três dias de festa, das 14h às 21h – no domingo será possível se vacinar também das 9h às 12h.

“Nossa equipe está empenhada em facilitar o acesso da população às vacinas, que são tão importantes para a prevenção de doenças que podem ser letais. A tenda da vacinação é uma oportunidade para quem vai curtir a Feira da Fraternidade se proteger e tenho certeza de que teremos uma grande adesão”, comenta o secretário de Saúde, Gilvan Junior.

A vacina da gripe está disponível para públicos prioritários como crianças de 6 meses a 6 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, indígenas vivendo fora ou dentro das terras indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, adolescentes em medidas socioeducativas, população privada de liberdade com menos de 18 anos e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

Também fazem parte do público-alvo pessoas com comorbidades, professores, integrantes das Forças Armadas, pessoas em situação de rua, integrantes das Forças de Segurança e Salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, além de trabalhadores portuários.

Já o imunizante contra a Covid está disponível para todas as pessoas acima dos seis meses, seguindo a Estratégia de Vacinação contra Covid do Ministério da Saúde para 2024. Em todos os casos é necessário apresentar documento com foto e número do CPF, e preferencialmente levar o cartão vacinal. Para o público prioritário, é importante levar documento, exame ou receituário médico.

Atividades integrativas - Outra atração da Secretaria da Saúde na Feira da Fraternidade será uma tenda comandada pelo Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que ofertará Práticas Integrativas e Complementares (PICs), que são atividades terapêuticas que auxiliam os resultados obtidos em tratamentos da medicina tradicional.
Estarão disponíveis técnicas como acupuntura, dry needling (conhecido por agulhamento a seco, é uma técnica que utiliza agulha de acupuntura e estimula o ponto gatilho), auriculoterapia (técnica semelhante à acupuntura, que consiste na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha), além de ventosaterapia (que funciona criando um vácuo nos copos que suga a pele e o tecido subcutâneo para dentro do copo).

Todos os serviços são gratuitos e estarão disponíveis durante a Feira da Fraternidade, das 14h às 21h.

Programação - A Feira da Fraternidade será realizada nos dias 6, 7 e 8 de abril, das 12h às 22h, no estacionamento do Paço Municipal. A entrada será 2 kg de alimentos não perecíveis e o montante arrecadado será repassado ao Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade. Os itens serão encaminhados para as 123 entidades assistenciais cadastradas que atendem aproximadamente 55 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em Santo André.

A cada dia haverá uma apresentação principal. No sábado (6), a partir das 20h, quem sobe ao palco é o multitalentoso Arnaldo Antunes, ex-Titãs e ex-Tribalistas. No domingo (7), o pagode universitário dos Inimigos da HP promete agitar o público. E no aniversário da cidade, na segunda-feira (8), o encerramento será feito pelo grupo Roupa Nova, com seus inúmeros sucessos que embalaram diversas gerações.

Todas as atrações da Feira da Fraternidade e do aniversário de 471 anos de Santo André estão disponíveis no site www.santoandre471anos.com.br. A programação conta com patrocínio de Aesa, Coop e Patriani, e co-patrocínio de Ossel Assistência e Paddan Incorporadora. A realização é da Youp, com apoio do Fundo Social de Solidariedade e da Prefeitura de Santo André.

| Texto: Anderson Fattori
afattori@santoandre.sp.gov.br