04 ABR 2024
DESTAQUES
Parque Celso Daniel recebe 48º Festival de Flores neste fim de semana
Helber Aggio
Evento reunirá expositores de orquídeas de diversas cidades do estado, além de empresas especializadas no tema; haverá também oficina sobre cultivo
Santo André, 4 de abril de 2024 - As orquídeas, flores que estão entre as mais admiradas do mundo, são as estrelas do Festival de Flores de Santo André, que será realizado no sábado (6) e no domingo (7) no Parque Celso Daniel (Avenida Dom Pedro II, 940 - Bairro Jardim).

Esta será a 48ª edição do evento que é tradicional na cidade não só por reunir expositores de Santo André, de todo estado de São Paulo e até de outros estados há quase 50 anos, mas também por fazer parte da programação de aniversário de 471 anos do município. A entrada é gratuita.

A iniciativa é uma realização da Sociedade Orquidófila de Santo André (Sosa), em parceria com a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Cultura. A partir das 9h do sábado, cerca de 100 expositores vão apresentar orquídeas no festival.

Os 18 colecionadores de orquídeas que fazem parte da Sosa estarão presentes com seus mais belos exemplares de orquídeas, além de expositores de associações de colecionadores vindas de outras nove cidades do estado de São Paulo, entre elas São Bernardo, São Paulo, Americana, Piracicaba e Leme. A cidade de Guaxupé, em Minas Geais, é a única representante de outro estado.

Durante o evento, jurados convidados irão escolher os destaques – com primeiro, segundo e terceiro colocados – em cinco categorias: espécies nacionais, espécies estrangeiras, híbridos, micro-orquídeas e botânicas.

Interessados em ingressar no universo do cultivo das orquídeas vão encontrar muitas opções à venda, já que nove comerciantes da espécie confirmaram presença. Haverá ainda um estande exclusivo para suculentas, um para substrato e quatro de produtos variados para plantio.

Para quem quer aprender mais sobre como cultivar orquídeas corretamente, a organização do festival promove ainda oficinas de cultivo no sábado, às 15h, e no domingo, às 10h. Não é necessário fazer inscrições antecipadas e a atividade é gratuita.
O horário de funcionamento do Festival de Flores é das 9h às 20h no sábado e das 9h às 17h no domingo.

48º Festival de Flores de Santo André
Local: Parque Celso Daniel