05 ABR 2024
SEMASA
Santo André interdita dois estabelecimentos em Utinga por excesso de ruído
Locais acumulavam infrações e registravam reclamações frequentes da população
Santo André, 5 de abril de 2024 – O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), por meio da equipe de Fiscalização Ambiental, interditou dois estabelecimentos comerciais em Utinga por problemas recorrentes de excesso de ruído. Os locais foram lacrados com a colocação de barreiras de concreto (new jersey). A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio da Romu (Rondas Ostensivas Municipais).

O primeiro, localizado na Rua Bárbara Heliodora, trata-se de uma casa noturna que promovia eventos ao longo da madrugada e havia sido advertido e autuado. As infrações chegam a mais de R$ 5 mil.

O segundo estabelecimento, localizado na Travessa da Paz, era um bar que realizava eventos com som amplificado durante a noite. O proprietário já tinha sido advertido e autuado pelo Semasa, além de ter tido equipamentos apreendidos no ano passado. As multas ultrapassam R$ 11 mil e, além da nova apreensão dos equipamentos, o local foi interditado e suas atividades suspensas.

Para proceder com a desinterdição, os responsáveis deverão pagar as multas, assinar Termo de Compromisso e não realizar mais eventos ou emitir som que ultrapasse o permitido em lei. Em março, o Semasa interditou outros quatro comércios por excesso de barulho nos bairros Jardim do Estádio, Capuava, Vila Luzita e Vila Guarani.

Em caso de reclamações de ruído proveniente de bares, restaurantes, comércios, adegas, tabacarias, igrejas, escolas de samba e obras, o munícipe de Santo André pode registrar reclamação, de forma sigilosa, pelo site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br/servicos-ao-usuario/) – 24 horas por dia, sete dias por semana – ou pelo telefone de atendimento 0800-4848115 ou 4433-9300 (de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h).

Autor: Paloma Alvarez