Santo André, 5 de abril de 2024 - Estão abertas as inscrições para mais um curso gratuito para garçom e garçonete promovido pelo Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), em parceria com a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego e da Escola de Ouro Andreense.
As aulas serão realizadas na sede do Sehal (Rua Laura, 214, Vila Bastos), de 16 a 19 e de 23 a 26 de abril, das 9h às 12h, totalizando uma carga horária de 24 horas. Para participar é preciso ter cursado o ensino fundamental ou ser alfabetizado. As inscrições podem ser feitas no site da Escola de Ouro
https://www.escoladeouro.com.br/course/Curso-de-Garcom-e-Garconete-16-04-Manha-Sehal
A iniciativa tem como objetivo preparar profissionais para atender ao segmento gastronômico, que tem crescido de maneira significativa na cidade. “Santo André está assumindo a posição de polo regional gastronômico e a procura por profissionais está em franco crescimento. Praticamente todos os alunos de cursos nesta área têm saído da formação contratados devido à alta demanda por trabalhadores qualificados”, afirma o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato.
Entre os tópicos do curso, que é voltado para quem já atua e também para quem quer ingressar na área, estão atribuições e funções, utensílios utilizados, serviços de bebidas, serviços de festas e buffets, vendas e sequência de pedidos, pratos e talheres, ética profissional e relações humanas, entre outros.
Para este ano estão previstos ainda, em parceria com o Sehal, os cursos de auxiliar de cozinha, curso básico de pizzaiolo e curso de hostess. As inscrições serão abertas no decorrer do ano.
Qualidade no atendimento – Onze pessoas concluíram, na última quinta-feira (4), o curso de Qualidade no Atendimento, promovido pelo Sehal também em parceria com a Prefeitura de Santo André.
Os tópicos do programa abordaram as técnicas de atendimento; orientação ao cliente; como definir a qualidade no atendimento; clientes internos e externos; responsabilidades no atendimento; postura profissional; princípios básicos; atribuições da sua função; técnicas de venda; resolução de problemas; nível hierárquico; tom de voz adequado; dicas para falar e ouvir bem e seguir padrão no atendimento conforme local de trabalho.
Segundo o presidente do Sehal, Beto Moreira, um dos gargalos dos empresários é encontrar pessoal qualificado. “Ter gente treinada é um investimento que traz retorno garantido. O cliente satisfeito é o melhor negócio para a imagem da casa”, relata.
A programação é desenvolvida pelo Sehal em parceria com a Escola de Ouro Andreense e a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego. O objetivo da iniciativa é capacitar profissionais do setor e contribuir para a demanda de mão de obra. Os participantes serão certificados.
| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Eduardo Merlino/PSA