10 ABR 2024
Santo André reabre Viaduto Castelo Branco no dia 30 de abril
Obras de modernização entram na última etapa, com instalação de novas estruturas de amortecimento
Santo André, 10 de abril de 2024 - O Viaduto Presidente Castelo Branco, em Santo André, será liberado completamente para o tráfego de veículos no dia 30 de abril. As obras de modernização e reforço estrutural, que chegaram à etapa final, contemplam nesta última fase a substituição de estruturas de amortecimento antigas por novas em toda a extensão do viário.

Atualmente o viaduto está parcialmente liberado ao tráfego, com uma pista livre para o motorista que vai para Avenida dos Estados e duas pistas liberadas para acessar a Avenida Prestes Maia, no sentido São Bernardo do Campo.

A troca dos chamados aparelhos de apoio garantem o aumento da vida útil do viaduto, bem como permitem que as pistas suportem mais carga transitando diariamente. O trabalho é executado retirando as antigas placas, que tinham em média 40 anos de uso e estavam deterioradas, por estruturas novas, compostas por aço e neoprene.

Para realizar este trabalho são utilizados macacos hidráulicos que garantem a elevação do viaduto e a substituição dessas peças. São ao todo 10 equipamentos utilizados que suportam 2 mil toneladas de peso e garantem a realização deste trabalho de modernização do viaduto com segurança.

O prefeito Paulo Serra esteve presente nas obras nesta quarta-feira (10) para acompanhar o processo de substituição dessas peças de absorção. "Estamos implementando um novo amortecimento neste viaduto, e até o final do mês teremos ele pronto e totalmente reformado. A modernização contemplou não apenas onde passam os carros, mas em toda a estrutura, para comportar mais carga de maneira segura", pontuou.

O serviço de substituição das placas de amortecimentos é realizado nos 36 pilares do Viaduto Castelo Branco e envolve 96 operações distintas para elevação do viaduto e aplicação das novas estruturas.

Complexo Santa Teresinha - As intervenções realizadas no Viaduto Castelo Branco integram as obras do Complexo Viário Santa Teresinha, que têm o objetivo de dar maior fluidez ao tráfego da região. Estão em construção dois novos viadutos, paralelos e em ambos os sentidos na Avenida dos Estados, visando reduzir o número de cruzamentos em nível para acessar o primeiro e o segundo subdistritos.

O pacote de intervenções de mobilidade conta com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e também da Prefeitura de Santo André.

Autor: Daniel Betega