15 ABR 2024
EMPREENDEDORISMO
Santo André recebe Selo Sebrae - Prefeitura Empreendedora
Cidade teve destaque na 12º edição do Prêmio Prefeitura Empreendedora, realizado em São Paulo
Santo André, 15 de abril de 2024 – Na última quinta-feira (11), o empenho Santo André em apoiar e impulsionar  o empreendedorismo foi mais uma vez  reconhecido durante o Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que neste ano chegou à sua 12ª edição. Na cerimônia, realizada em São Paulo, a cidade recebeu o Selo Sebrae - Prefeitura Empreendedora, concedido aos municípios que alcançaram uma pontuação suficiente para serem reconhecidas por seu trabalho prol do pequeno e do médio empreendedor.

“Esta homenagem e o reconhecimento atestam que seguimos no caminho certo, com políticas públicas voltadas à atração de investimentos para a tão desejada geração de emprego e renda. Por isso, seguimos trabalhando com muita dedicação e entusiasmo”, disse o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, que participou da cerimônia de premiação juntamente com o vice-governador Felício Tamuth, e o diretor técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi.

Para o gerente regional do Sebrae, Vinícius Nóbrega, é motivo de orgulho a parceria com a Prefeitura e o reconhecimento ao trabalho realizado por Santo André, que novamente está entre as principais cidades empreendedoras do Estado. “Santo André mais uma vez está sendo reconhecida como cidade empreendedora, agora com o projeto “Empreendedorismo 360 graus”, que conecta aquele que quer empreender e aquele que já empreende a uma série de soluções para que ele seja mais competitivo”, frisou Nóbrega.

Santo André se inscreveu na premiação deste ano na categoria Cidade Empreendedora com o projeto “Empreendedorismo 360 graus: alcançando todos os empreendedores”, que sintetiza a realização e integração das diversas políticas públicas em andamento para alcançar com informações e com serviços de apoio todos os que buscam o empreendedorismo como fonte de renda na cidade.

Dentro do projeto “Empreendedorismo 360 graus”, estão as ações de desburocratização de serviços, como o Papel Zero, REDESIM/VRE, adequação às resoluções CGSIM e outros, que diminuem os custos e facilitam a formalização para todos os tipos e portes de empresas. Formalizado, o empreendedor tem acesso a serviços, crédito, nota fiscal e todos os direitos para poder crescer e se sustentar.

O Circuito Andreense de Empreendedorismo, que também integra o projeto, com ações realizadas em todos os bairros da cidade, leva as informações e os serviços da Sala do Empreendedor e dos parceiros até o local onde o pequeno empresário está  instalado, evitando que ele precise se deslocar. Também para simplificar a vida do empreendedor, o Portal do Empreendedor coloca todos os serviços e informações na tela do celular de cada empreendedor da cidade.

O projeto inclui ainda os programas de inclusão produtiva, que levam um serviço de apoio diferenciado para a garantia de cidadania, assistência social, qualificação, educação e geração de renda para os munícipes em situação de vulnerabilidade que buscam renda pelo empreendedorismo.

Prêmio – Não é de hoje que Santo André se destaca pelas ações voltadas para o fortalecimento do empreendedorismo. A cidade venceu o Prêmio em 2019, ano em que a premiação ainda levava o nome “Prêmio Prefeito Empreendedor”. O projeto vencedor foi o “Nosso Jovem é Nosso Futuro”, que fez parte do programa Santo André 500 anos e ficou em primeiro lugar na categoria “Empreendedorismo na Escola”.

A cidade foi destaque novamente em 2022, quando o município ficou em 1º lugar na categoria “Desburocratização” com o projeto “Preparação do Ambiente de Negócios para a Economia do Futuro”. A cidade apresentou um conjunto de iniciativas estruturadas que viabilizaram o licenciamento de empresas, obras, infraestrutura de telecomunicações e as licenças ambientais municipais por meios 100% digitais.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego
Autor: Paola Zanei