18 ABR 2024
Casa do Olhar Luiz Sacilotto tem programação variada neste sábado
Projeto Olhar reúne diversas linguagens artísticas, como música, dança e literatura; atividades são gratuitas
Santo André, 18 de abril de 2024 - Neste sábado (20), a Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André, realiza o Olhar +, projeto que une artes plásticas a outros elementos culturais como música, teatro, dança e gastronomia. Esta edição da iniciativa, que aconteceu pela primeira vez em novembro do ano passado, faz parte das comemorações do mês do aniversário de 471 anos da cidade. A programação, gratuita, começa às 12h com apresentação de dança da Escola Corpore Sano e vai até as 17h.

Às 14h, tem início o roteiro histórico-cultural “Trilhando a história de Santo André”. A partir da estação de trem Prefeito Celso Daniel da CPTM, o guia turístico e produtor cultural Neri Sivestre vai conduzir um grupo com cerca de 20 pessoas por uma jornada emocionante através dos marcos históricos da área central da cidade, passando por locais como a Rua Coronel Oliveira Lima e seus cruzamentos mais importantes para a história da cidade, o Cine Theatro Carlos Gomes e o Museu de Santo André.

O Coletivo Integração, formado a partir das oficinas terapêuticas do Caps III (Centro de Atenção Psicossocial) Iana Profeta Ribeiro, utiliza o samba, a dança e a poesia para homenagear a cantora e compositora Dona Ivone Lara, às 15h. O coletivo existe há 3 anos e utiliza a arte como ferramenta terapêutica. Este ano, através de um processo de pesquisa e imersão na história da saúde mental, construiu um espetáculo que aborda a importância de Dona Ivone Lara para a história da música e da saúde mental no Brasil.

Com início também às 15h, a escritora Tania Paris realiza o lançamento de seu livro “Fotografias de uma Aventura de Viver”, em uma atividade que faz parte do projeto Sacadas Literárias. A iniciativa é de outro equipamento cultural da cidade, a Casa da Palavra Mário Quintana, para incentivar o lançamento de livros de escritores independentes.

Em sua obra, a escritora descreve momentos marcantes de sua vida com riqueza de detalhes como se fossem “fotos” em alta resolução. Para cada um deles, há reflexões sobre o impacto na ocasião, os valores que alimentou desde então e o que aprendeu ao organizar seus tesouros para escrever este livro.

Às 16h, a força do som do Bloco Mulheres do ABC toma conta da Casa do Olhar. Mulheres do ABC é um bloco independente, formado exclusivamente por mulheres, que foi às ruas pela primeira vez no carnaval de 2019 e desde então levanta a galera tocando maracatu, coco, funk, ijexá e outros gêneros da música popular afro-brasileira.

A programação termina com a apresentação do grupo Otis Trio com a cantora Carol Cavesso,  às 17h. Nascido em Santo André, em 2007, o Otis Trio, formado por João Ciriaco (contrabaixo), Flavio Lazzarin (bateria) e Luiz Galvão (guitarra), se apresenta de forma independente, com foco na música instrumental. Entre as influências de seu cancioneiro estão temperos postbop e o free jazz.

Todas as atrações musicais foram contratadas por meio de convocatória da Secretaria de Cultura. O Olhar + contará ainda com barracas de aliimentação durante todo o evento.

Projeto Olhar +
Data: 20/4/24 (sábado)