02 MAI 2024
SAÚDE
Santo André libera vacina contra gripe para todos os munícipes acima dos 6 meses de idade
Imunizante está disponível nas 34 unidades básicas de saúde da cidade por livre demanda, das 8h às 16h
Santo André, 2 de maio de 2024 - Seguindo recomendação do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, a Secretaria de Saúde de Santo André passou a disponibilizar nesta quinta-feira (2) a vacina contra a gripe (Influenza) para todos os munícipes acima dos 6 meses de idade. Antes, o imunizante estava liberado apenas para alguns públicos específicos.

A vacina está disponível nas 34 unidades básicas de saúde espalhadas pelo município, das 8h às 16h, sem a necessidade de agendamento. É necessário apresentar documento com foto e, preferencialmente, trazer o cartão vacinal.

Apesar da liberação para o público geral, todos os esforços estão concentrados na vacinação dos grupos prioritários, que são mais vulneráveis a desenvolver complicações em decorrência da doença, entre eles destacam-se as gestantes, puérperas, adultos com 60 anos ou mais de idade, crianças menores de cinco anos de idade e indivíduos com comorbidades ou condições clínicas especiais, entre estes, cardiorrespiratórias, com obesidade mórbida, diabetes, imunossupressão, dentre outros.

A vacinação contra a gripe é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação do vírus, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar.

O imunizante contra a gripe é oferecido todos os anos, antes do inverno, período em que as doenças respiratórias são mais comuns. Os imunizantes têm perfil de segurança excelente e, geralmente, são bem tolerados. Manifestações como dor no local da injeção são comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas.

Autor: Anderson Fattori
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024