Santo André, 15 de maio de 2024 – De Santo André para todo o Brasil. Três curtas-metragens do projeto Água, Câmera e Ação, realizado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), foram selecionados para integrar as produções da Mostra Circuito Tela Verde, ação promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e que chega em sua 13ª edição.
Ao longo do Água, Câmera e Ação foram desenvolvidos 48 vídeos, sendo os filmes ‘Água e Gênero’, ‘Mancha Urbana’ e ‘Reflorestar’ os escolhidos para serem exibidos nas salas verdes e outros espaços exibidores que serão selecionados pelo Governo Federal até o final do mês de maio. O objetivo do Circuito Tela Verde é divulgar, estimular e promover atividades de educação ambiental, por meio do audiovisual, a partir de produções sobre temáticas socioambientais.
No total, o MMA selecionou 48 filmes de 17 estados e o Distrito Federal com temas sobre florestas, ambiente urbano, biodiversidade e povos e comunidades tradicionais. A seleção dos curtas do projeto Água, Câmera e Ação pelo Circuito Tela Verde contribui com o fortalecimento e capilaridade da iniciativa do Semasa, realizada pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia em parceria com o ISCB (Instituto Social Cultural Brasil) e financiamento do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
“A escolha dos vídeos produzidos pelo nosso projeto reforça a importância da educomunicação socioambiental como um campo de conhecimento e prática que se vincula ao cotidiano e, principalmente, permite que a construção de conhecimento nos processos de educação ambiental seja realizada de forma colaborativa e protagonizada pelos atores locais, fortalecendo a Política Municipal de Educação Ambiental”, explica a gerente de educação e mobilização ambiental do Semasa, Elaine Cristina da Silva Colin.
O Água, Câmera e Ação foi promovido pelo Semasa entre 2020 e 2022 e teve a participação efetiva de 325 jovens andreenses. Além disso, a iniciativa ganhou um livro que conta a trajetória do projeto e, em fevereiro deste ano, foi reconhecido com o Prêmio Internacional das Cidades Educadoras, junto de outras ações do México e Portugal.
Todas as informações sobre o projeto estão no site
www.semasa.sp.gov.br/aca.