22 MAI 2024
SAÚDE
Santo André entrega Policlínica Centro com capacidade de atender 10 mil pessoas por mês
Unidade conta com 750 metros quadrados de área construída e foi inaugurada com atendimento totalmente informatizado
Santo André, 22 de maio de 2024 - Os moradores da região central de Santo André contam com uma unidade de saúde nova, moderna e totalmente informatizada. Foi inaugurada nesta quarta-feira (22) a Policlínica Centro, que fica na Rua Xavier de Toledo, 517, no Centro, no local em que até janeiro funcionava o CME (Centro Médico de Especialidades) Xavier de Toledo e que recentemente abrigou o Centro de Referência para Dengue. A unidade substituiu a antiga US Centro, que ocupava imóvel na Rua Campos Sales.

O prefeito Paulo Serra esteve na nova unidade acompanhado do secretário de Saúde, Acacio Miranda, e do secretário de Ações Governamentais, Gilvan Junior, além de outros secretários, vereadores e de outras autoridades municipais.

“A região central merecia um equipamento com essa qualidade, afinal, são mais de 10 mil atendimentos por mês. Motivo de orgulho ver as pessoas dizendo que melhorou o atendimento da saúde em Santo André. Hoje nossa rede oferece algo muito parecido com o que é ofertado na rede privada. Sabemos que a saúde é um desafio permanente, mas, se olharmos para trás, concluímos que a situação melhorou e os andreenses reconhecem isso”, pontuou o prefeito Paulo Serra.

A mudança da US Centro da Rua Campos Sales para a Xavier de Toledo representou ganho expressivo de área, uma vez que o antigo imóvel contava com 460 metros quadrados de área total e o novo local conta com 749 metros quadrados de área total/construída, ou seja, ampliação territorial de 62,8%. Além disso, o imóvel atual é totalmente plano, o que facilita o acesso aos serviços.

No novo imóvel, a Policlínica Centro conta com nove consultórios, sala de vacina, sala de procedimentos, coleta de exames, medicação, farmácia e sala de odontologia. A reforma do imóvel, que é alugado, foi realizada pelo proprietário, ou seja, não houve investimento de recursos públicos. Antes, no imóvel antigo, a unidade tinha quatro consultórios médicos, ou seja, a capacidade mais do que dobrou.

“Estamos entregando uma unidade nova, moderna e muito maior do que a anterior. Um ganho expressivo de capacidade de atendimento e de qualidade para atender cada vez melhor os andreenses. Além do espaço físico, tivemos um ganho importante de agilidade com o prontuário eletrônico e a utilização do totem de senha. Tudo isso gera mais organização e traz conforto para os nossos usuários”, destacou o secretário de Saúde, Acacio Miranda.

No espaço antigo, a US Centro realizava, em média, 450 atendimentos por dia (9 mil/mês). No novo imóvel a expectativa é que ocorra maior procura pelos serviços, com aumento de ao menos 20% na demanda, ou seja, com 540 atendimentos dia (10.800/mês).
Autor: Anderson Fattori
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024