05 JUN 2024
Centro de Referência da Pessoa com Deficiência promove Café Sensorial
Evento propôs aos participantes que tivessem os olhos vendados durante o café
Santo André, 5 de junho de 2024 – Na última segunda-feira (3), o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), na Vila Guiomar, realizou o primeiro Café Sensorial – conhecer para incluir. O evento, que reuniu 28 pessoas, propôs aos participantes que, com os olhos vendados, degustassem alimentos e bebidas, explorando os sentidos do olfato, tato e paladar.

“Com essa atividade oferecemos a oportunidade de pessoas videntes se conectarem com as vivências cotidianas das pessoas cegas. Foi um exercício de empatia e de sensibilização que permitiu uma nova experiência para todos, ajudando a promover a inclusão e a percepção de outros sentidos como olfato, audição e paladar”, disse a secretária da Pessoa com Deficiência, Valéria Romera Marcelino.

Para viver a experiência da falta de visão, o grupo de 25 pessoas sorteou quem usaria uma venda, quem seria o condutor e quem ficaria como observador. Quatro pessoas cegas participaram da atividade. Após a descrição da sala e da mesa do café, os participantes tiveram três minutos para se servirem dos alimentos e experimentarem as sensações afloradas dos sentidos e a dificuldade encontrada na falta da visão. Após a atividade, foi realizado um bate-papo para a troca de experiência.

O Café Sensorial trouxe para Mariana Civinskas Vicioni, um novo olhar sobre os desafios diários enfrentados por seu pai, que perdeu a visão quando ela tinha um ano. “Eu convivo desde sempre com a deficiência visual na minha vida, mas essa atividade foi muito interessante porque, por mais  que eu tenha presenciado  muitas questões difíceis do dia a dia, eu nunca tinha sentido na pele a dificuldade com coisas simples, como pegar um café, passar requeijão no pão ou até achar um copo na mesa.  Eu gostei bastante de participar e agradeço a oportunidade de passar por essa experiência”, contou Mariana.

“Eu achei a experiência muito importante para a gente poder interagir com outras pessoas, mostrando um pouco dos desafios que enfrentamos e falando sobre a importância que os outros sentidos adquirem quando a gente perde a visão”, acrescentou Renato José Gomes, de 46 anos, cego há oito anos.

CRPD - O Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD) Alexandre Esteves Francisco - Xande, em Santo André, é um espaço pensado e construído para acolher, orientar, socializar e promover atividades que possibilitem uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência e também de familiares e cuidadores.

O Centro promove diversas oficinas gratuitas voltadas a pessoas com deficiência como circo, atividade física, horta sensorial, grafite, jogos educativos, músicas, confecção de papel reciclado, confecção de brinquedos com material reciclado, relaxamento e artesanato. Para participar é preciso ter mais de 12 anos.

O espaço oferece ainda curso de Braille, o sistema de leitura e de escrita para pessoas cegas, e de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, para pessoas com deficiência, familiares e demais munícipes interessados. Para participar é preciso morar em Santo André.

O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, sem necessidade de encaminhamento para ter acesso às atividades e oficinas. O endereço é Rua Carnaúba, 150, na Vila Guiomar. O telefone é 4433-1987.

Texto: Paola Zanei

Fonte: Secretaria da Pessoa com Deficiência