27 JUN 2024
OBRAS PÚBLICAS
Santo André inicia obras para combater enchentes na região da Vila América
Projeto prevê ampliação do piscinão, construção de sete piscininhas, além de obras nas Avenidas Queirós Filho e Santos Dumont
Santo André, 27 de junho de 2024 – A Prefeitura de Santo André realizou na manhã desta quinta-feira (27) cerimônia que marcou a assinatura da ordem de serviço para execução de obras de drenagem na bacia do Córrego Guarará. Serão realizadas diversas benfeitorias para prevenir a ocorrência de enchentes e alagamento na região – principalmente – da Vila América.

Entre as intervenções estão o aumento da capacidade do piscinão de passagem da Vila América, a construção de sete piscininhas (mini reservatórios) próximas ao curso do Córrego Guarará (em vias ao lado da Avenida Capitão Mario Toledo de Camargo), o alteamento da Avenida Santos Dumont e a implantação de drenagem e captação na Avenida Queirós Filho.

“Esse projeto é fruto de muito estudo, de muita mudança, de muito entendimento à nova realidade climática. É uma demanda que está no nosso plano de governo e eu tenho certeza que os moradores da Vila América, da Vila Pires, vão ter verões mais tranquilos a partir da conclusão dessa obra, que é muito importante, muito significativa. É uma esperança para as pessoas de que um problema de décadas será resolvido”, enalteceu o prefeito Paulo Serra.

O piscinão de passagem da Vila América vai passar por processo de modernização. A alteração mais significativa é a substituição de três bombas por cinco novas, submersíveis, aumentando a capacidade do reservatório em cinco vezes. O atual maquinário consegue retirar 400 litros de água por segundo, enquanto os novos equipamentos passarão a tirar 2 mil litros por segundo.

As máquinas vão bombear a água do reservatório por uma tubulação de recalque até a jusante do Córrego Guarará entre o Carrefour e o Atacadista Roldão, na Avenida Pedro Américo, que passou por desassoreamento e alargamento. Além disso, o reservatório – que é um ponto de acúmulo – vai passar pelo fechamento do entorno, aumentando a capacidade de recepção.

As sete piscininhas serão construídas na bacia do Córrego Guarará, nas ruas Armida, Caiapós, Alida, Cajuru, Tucuruí, Ocaraí e St. Joana D’arc. Juntos, esses mini reservatórios terão capacidade de acumular quase 5.000 m³.

Também será implantada uma galeria na Avenida Queirós Filho, a partir da qual a captação da água será direcionada diretamente ao Córrego Guarará – atualmente o volume corre superficialmente pelas ruas adjacentes. Outra intervenção será o alteamento viário ao redor do piscinão, na Avenida Santos Dumont, na região da praça 14 Bis, outro ponto com histórico de alagamento.

As obras têm valor estimado em R$ 64 milhões e serão custeadas parte pela CAF (Corporação Andina de Fomento), o Banco de Desenvolvimento da América Latina e outra parte pela própria Prefeitura.

“A obra só tem significado se ela muda a vida das pessoas, se ela melhora a vida das pessoas. E aqui a gente demonstra o quanto isso vai impactar na vida das pessoas: aumento da segurança, desenvolvimento econômico, qualidade de vida, melhoramento da mobilidade. Então é uma grande obra, e não somente em valores”, destacou o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira.

As intervenções em drenagem fazem parte do Programa Sanear Santo André, que contempla um pacote de diversas medidas voltadas a tornar Santo André uma cidade cada vez mais resiliente no enfrentamento às mudanças climáticas.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142