25 SET 2024
GCM de Santo André recebe 70 pistolas para uso em ações ostensivas
Termo de doação foi assinado na manhã desta quarta-feira na sede da Secretaria de Segurança Pública do Estado, na Sé
Santo André, 25 de setembro de 2024 - A Secretaria de Segurança Pública do Estado realizou nesta quarta-feira (25) a doação de 70 pistolas (.40) para a Guarda Civil Municipal (GCM) utilizar no patrulhamento e nas ações ostensivas feitas em Santo André. As armas destinadas ao município tiveram investimento de R$ 136 mil.

A entrega foi realizada na sede da pasta, na Sé, com a presença do secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite, da primeira-dama e deputada estadual Ana Carolina Serra, e do prefeito Paulo Serra. Durante a cerimônia, 80 pistolas foram entregues ao município de Monte Mor, no valor de R$ 129,6 mil. A cidade de Serrana também foi beneficiada com a doação de outras 26 armas, com R$ 28 mil investidos.

Com esse armamento, a GCM de Santo André vai equipar os novos guardas que passaram a integrar a corporação, tornando-a uma das maiores do país. Atualmente a cidade conta com 641 agentes de segurança à disposição do município para atuar nos patrulhamentos e ações ostensivas, com o apoio da Romo (Rondas com Motocicletas) e Romu (Rondas Ostensivas Municipais).

Durante a agenda realizada nesta quarta-feira, o secretário Guilherme Derrite destacou o sistema Muralha Paulista, que está em processo de implementação em todo o estado. A tecnologia vai utilizar inteligência artificial para o reconhecimento facial e irá emitir alertas personalizados para as viaturas mais próximas de uma ocorrência para um atendimento mais rápido e eficiente. Este sistema será interligado com os municípios que tenham centrais de monitoramento, como é o caso de Santo André.

Autor: Daniel Betega