01 OUT 2024
Vila Palmares recebe 5ª Fanfarra Simão Salém
Estudantes percorrem ruas ao redor da Emeief e contam com participação dos professores e da comunidade
Santo André, 1º de outubro de 2024 – A tradicional Fanfarra Reverendo Simão Salém agitou as ruas da Vila Palmares, em Santo André. Ao som de caixas, pratos, cornetas, bumbos e outros, a quinta edição do evento reuniu aproximadamente 360 alunos, divididos em duas apresentações (manhã e tarde), além de todos os profissionais da Emeief Simão Salém e da comunidade ao redor, os quais acompanharam o desfile das crianças.

Divididos em alas, os estudantes portaram instrumentos musicais, adereços, as Bandeiras Nacional e Municipal, realizaram performances e entoaram gritos e cânticos durante um trajeto de aproximadamente uma hora, percorrendo as ruas ao redor da Emeief, envolvendo a população e os pais, com olhos e celulares voltados aos pequenos.

A Fanfarra acontece desde 2018 e passou a integrar o Projeto Poítico Pedagógico da instituição de ensino. A partir de então – exceção feita aos anos da pandemia – o evento se tornou tema de interesse dos estudantes, que aguardam ansiosamente pelos momentos tanto que antecedem quanto o dia do desfile.

Para os alunos, a fanfarra permeia as aptidões artísticas, corporais e as habilidades sócio-emocionais, com a interação e cooperação entre eles. Já para a comunidade, é uma oportunidade de pais e pessoas que vivem próximas à escola de prestigiar as apresentações e participar de maneira ainda mais ativa da vivência escolar.

Autor: Dérek Bittencourt
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024