27 SET 2024
Centro Hospitalar Municipal de Santo André recebe prêmio ‘Amigo do Transplante’
Homenagem do Instituto Dante Pazzanese enaltece trabalho em prol da doação de órgãos
Santo André, 27 de setembro de 2024 – Nesta sexta-feira, 27 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, data criada para aumentar o debate sobre este assunto tão importante e que, literalmente, salva vidas. E para celebrar a data, o Centro Hospitalar Municipal de Santo André (CHMSA) recebeu na última quarta (25) uma homenagem em reconhecimento ao trabalho realizado na área.

O prêmio ‘Amigo do Transplante’, oferecido pela Organização de Procura de Órgãos do Instituto Dante Pazzanese, foi dado a Santo André em razão de o CHMSA, somente entre janeiro e agosto de 2024, ter realizado 11 captações bem sucedidas de órgãos, os quais foram levados a 24 pacientes que, a partir de então, ganharam uma nova oportunidade de vida. O diretor do CHMSA, Dr. Willian Faria, foi quem recebeu o troféu.

O Centro Hospitalar Municipal de Santo André promove ainda uma campanha de conscientização para esclarecer dúvidas, desmistificar a doação de órgãos e incentivar que as famílias conversem sobre o tema, o qual é um ato de solidariedade e amor ao próximo, oferecendo esperança a quem está em uma fila aguardando pelo transplante.

Para quem deseja se tornar um doador de órgãos, o primeiro passo é avisar a família sobre essa vontade. Isso porque, no momento da morte, a equipe médica do hospital só poderá realizar a doação se os familiares diretos autorizarem o procedimento. Portanto, ter essa conversa e deixar claro o seu desejo em vida é fundamental.

A partir de então, médicos realizam exames para avaliar a viabilidade dos órgãos, condição clínica do doador, compatibilidade dos órgãos e quais podem ser transplantados, entre coração, fígado, pulmões, rins, pâncreas e córneas. O passo seguinte é procurar os receptores compatíveis, busca realizada por meio de Central Nacional de Transplantes, para depois serem feitas a cirurgia de retirada, o transporte e o transplante.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142