16 OUT 2024
CULTURA
No Mês da Criança, Sinfônica de Santo André apresenta espetáculo “Sombras Musicais”
Apresentação gratuita acontece no Cine Theatro Carlos Gomes, no domingo, às 11h

Santo André, 16 de outubro de 2024 - Em outubro, no Mês da Criança, a Orquestra Sinfônica de Santo André leva ao Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes um espetáculo diferente voltado aos pequenos: “Sombras Musicais - concerto para bebês de todas as idades”. A apresentação, que acontece neste domingo (20), às 11h, vai combinar música de compositores brasileiros e projeção de vídeo para contar uma história mágica e criar uma experiência imersiva e envolvente. A entrada é gratuita.

A regência será da maestrina andreense Larissa Macedo, idealizadora do projeto, que foi contemplado pelo edital PROAC nº06/2023, voltado para espetáculos inéditos destinados ao público infanto-juvenil, e foi originalmente concebido para a Orquestra Paulista de Mulheres, fundada por ela em 2020. Este projeto reflete o compromisso de Larissa Macedo com a diversidade musical, a difusão da música brasileira de concerto e a inovação artística.

Cada obra que será apresentada foi escolhida para se entrelaçar com as animações em estilo teatro de sombras, realizadas por Luísa Almeida e com a narração de Helô Aquino, criando uma experiência imersiva que valoriza a música brasileira e enriquece a narrativa. O concerto conta as aventuras de Nina em sua jornada emocionante contra um inimigo misterioso e a descoberta de como compreensão e amizade pode transformar vidas.

Luísa Almeida é artista visual. Mestre e Bacharel em Artes pela Unesp (Universidade Estadual Paulista), é especializada em xilogravuras de grandes formatos e suas obras são regularmente apresentadas em exposições. Foi indicada para o prêmio PIPA (2021), recebeu o Grande Prêmio Concerto 2020 com as ações visuais digitais realizadas com a Orquestra Sinfônica de Santo André e recebeu Menção Honrosa na mostra dos 30 anos do Museu Casa da Xilogravura (2017). Atua também como cenógrafa e pintora cênica para óperas e peças teatrais.

Helô Aquino é atriz, sapateadora e cantora. Começou sua carreira artística aos 8 anos. Na TV, realizou publicidades e séries, como “Os Sampaios” na SKY Pré-Pago, e “Unidade Básica” na Universal Channel. Aos 10 anos iniciou seus estudos na área teatral na Casa de Artes Operária. Realizou espetáculos como “Annie, o Musical”, “Billy Elliot, o Musical” e “Em Busca do Balão Mágico - Uma Aventura Musical”. Atualmente cursa o sexto semestre de Bacharelado em Artes Cênicas na Unesp.

Repertório - "Sombras Musicais" celebra a riqueza da música brasileira para orquestra de cordas incluindo obras como “Lume de espelhos, para orquestra de cordas” de Maurício de Bonis, e "Marionetes" de Francisco Braga (1892), que oferece um toque encantador do romantismo brasileiro.

Em seguida, a Sinfônica interpreta Três Passos, de Denise Garcia, uma obra contemporânea dividida em três movimentos: o primeiro movimento, Circular, explora uma escrita minimalista; o segundo movimento, Samba Reggae Paulista, simula o ritmo com camadas rítmicas envolventes, e o terceiro movimento, Trêmolo, apresenta uma linguagem mais experimental com texturas sonoras evolutivas.

O repertório continua com Rêverie, de Alexandre Levy (1889), compositor paulistano que revela a influência de Mendelssohn e Schumann, capturando o lirismo típico do romantismo. De Francisco Braga, também serão apresentadas duas danças extraídas de “O contratador de diamantes”, um melodrama estreado em 1908: Gavota e Minueto, que mostram a riqueza e a elegância da música orquestral brasileira no início do século XX.

Encerrando o concerto, será apresentada a Serenata de Alberto Nepomuceno (1902), uma obra fundamental no repertório de música brasileira para orquestra de cordas.

| Texto: Paola Zanei
| Fotos: Alex Cavanha/PSA e Divulgação