23 OUT 2024
OBRAS PÚBLICAS
Santo André amplia via na Cidade São Jorge e avança em obras de usinas fotovoltaicas
Rua Espírito Santo ganhou mais 180 metros de extensão ao lado do parque de geração de energia solar
Santo André, 23 de outubro de 2024 – O prefeito de Santo André, Paulo Serra, esteve na manhã desta quarta-feira (23) no bairro Cidade São Jorge para acompanhar a abertura da extensão da Rua Espírito Santo e aproveitou para vistoriar as obras das duas usinas fotovoltaicas que estão sendo construídas ao lado, próximas ao aterro sanitário.

A via pública recebeu mais 180 metros de extensão (1.200 m² de asfalto), o que vai facilitar o deslocamento para moradores do bairro Cidade São Jorge, Comunidade do Troca-Tapa e arredores. Ganhou ainda bocas de lobo, bocas de leão e canaleta de drenagem.

Este novo trecho já conta com pavimentação no padrão do programa Rua Nova e iluminação pública conforme o Banho de Luz. Estão sendo implementadas ainda outras vias ou continuações, casos da Rua Madre Cabrini (que passará entre as usinas fotovoltaicas), Rua Alagoas e Rua Goiás.

Já as duas usinas fotovoltaicas vão contar, juntas, com aproximadamente 3,8 mil placas para captação dos raios solares e transformação em energia, em área total de cerca de 25 mil m². Todo o espaço ainda recebeu cerca de 400 metros de galerias, que serão fundamentais no que diz respeito à drenagem daquela região, e vai contar também com área de lazer, com quadra, pista de caminhada e outros.

“Essa obra faz parte da urbanização dessa região da Cidade São Jorge, em uma área pública que não era utilizada e vai passar a ter uso com as usinas fotovoltaicas, novos quarteirões com viário, área de lazer, drenagem e mais. Essas ruas mudarão toda a circulação dos moradores. Uma área pública que não tinha utilidade e que trazem conforto para os moradores”, enalteceu o prefeito Paulo Serra. “Aqui ao lado temos o aterro e resolvemos definitivamente o problema de drenagem, porque agora tem toda a captação de água devidamente feita”, continuou o chefe do Paço andreense.

Do parque de geração de energia solar composto por quatro usinas anunciado em março de 2023, as duas primeiras usinas (Jardim Las Vegas e Avenida dos Estados) já foram inauguradas, com perspectiva de a terceira e a quarta entrarem em operação entre o fim deste ano e o início de 2025.

O investimento para essas duas usinas é de aproximadamente R$ 22 milhões, montante oriundo do Fundo de Iluminação Pública da cidade. A vida útil plena estimada para as usinas fotovoltaicas é de 30 anos. Os sete primeiros anos serão dedicados ao pagamento do investimento. Para os outros 23 anos a estimativa de economia da administração pública andreense é de R$ 138 milhões.

“Essa era uma área que a gente desocupava e as pessoas ocupavam novamente. Mas era um local contaminado e não pode ser utilizado para habitação. Então hoje damos uso definitivo para este espaço. E para que possamos implementar a área de lazer, foi feita toda a movimentação e troca do solo, com retirada do material, então ela é cabível”, destacou o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, José Antônio Ferreira.

A energia elétrica gerada no conjunto de usinas será disponibilizada para a Enel. Em troca, a concessionária vai fornecer para a cidade créditos que serão utilizados para reduzir o valor da conta de luz de prédios públicos.

A iniciativa da implantação do parque fotovoltaico contempla um dos pontos do Plano de Metas, que integra o programa Santo André 500 anos, em conformidade com os objetivos de desenvolvimento sustentável do país, fomentando o uso de energias renováveis e combatendo a emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.

| Texto: Dérek Bittencourt
dcbittencourt@santoandre.sp.gov.br / 4433-0142