Santo André, 31 de outubro de 2024 - A Prefeitura de Santo André realizou na noite da última quarta-feira (30), no auditório do Semasa, uma audiência pública sobre a nova revisão do Plano Diretor de Turismo, que será válida de 2025 a 2027. A participação da população na confecção da nova versão do documento, que estabelece diretrizes e metas para o turismo a serem aplicadas nos próximos anos, é uma das etapas mais importantes do processo de atualização do plano.
Os munícipes podem enviar opiniões e sugestões até está quinta-feira (31), por meio do aplicativo Colab, disponível para smartphones. Para baixar o Colab basta acessar a loja de aplicativos do celular e instalar o app gratuitamente. Após realizar o cadastro, que também dá ao usuário o acesso ao canal de registro de ocorrências, sugestões e solicitações de serviços em todas as áreas da Prefeitura remotamente, o munícipe deve clicar no ícone “Revisão do Plano Diretor de Turismo” e então responder as questões que aparecem em seguida. Também é possível acessar o Colab pela internet e através do link:
https://stg-consultas.colab.re/revisaopdtsa2024
De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a Audiência Pública é fundamental para que sejam identificadas as oportunidades turísticas. “É um dos setores que mais empregam em todo Brasil. Somente no ano passado, Santo André recebeu mais de 550 mil turistas, que identificamos em um Estudo de Demanda Turística que fizemos com a Strong Business School. Com as informações colhidas com a sociedade civil e com o Conselho Municipal de Turismo, temos certeza que vamos continuar praticando boas práticas para fomentar toda a cadeia do turismo na cidade, disse Banzato.
Finalizado o prazo para consulta pública e após a audiência, as sugestões coletadas poderão ser inseridas no texto base do Plano Diretor de Turismo, que passou por revisão da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego neste ano, com a participação fundamental do Conselho Municipal de Turismo e da sociedade civil. Esta é a segunda revisão do Plano Diretor de Turismo de Santo André, que foi criado em julho de 2018, com a aprovação da lei 10099/2018. Em 2021, houve a primeira revisão do Plano Diretor atual, que tem como vigência de 2021 a 2024.
O Plano usa dados do Inventário Turístico Municipal, dos estudos de demanda turística de Santo André, de 2020 e 2022, além de informações e pesquisas do Centro de Inteligência da Economia do Turismo do Estado de São Paulo (CIET), do Ministério do Turismo, Embratur e outros órgãos públicos.
Para mais informações e acesso ao texto base na íntegra e aos anexos da revisão do Plano basta acessar o link http://acesse.santoandre.br/revisaopdtsa2024.
Texto: Renan Muniz
Foto: Divulgação